O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, anunciou que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está proibida de realizar bloqueios em estradas durante as eleições municipais, marcadas para o próximo domingo (6). Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, Lewandowski explicou que a PRF deverá atuar para facilitar a circulação dos eleitores, em conformidade com um termo de colaboração entre o Ministério e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“A Polícia Rodoviária Federal está proibida de fazer qualquer bloqueio em estradas”, afirmou o ministro, ressaltando que a instituição também será responsável por reprimir crimes eleitorais. Caso haja necessidade de bloqueio em função de algum incidente, a PRF deverá organizar rotas alternativas para garantir o fluxo de eleitores.
Lewandowski destacou que o governo federal, em parceria com o TSE, tem adotado uma série de medidas para assegurar a tranquilidade das eleições. Entre essas medidas, está a proibição do porte de armas 48 horas antes e 24 horas após o pleito, com o objetivo de evitar constrangimentos aos eleitores no momento de votar.
Além disso, o ministro ressaltou o fortalecimento do combate à disseminação de desinformação e fake news durante o período eleitoral. Ele alertou para o papel fundamental das polícias militares no combate aos crimes eleitorais, como coação, compra de votos e abuso de poder econômico, que são classificados como crimes federais por representarem uma ameaça direta à democracia.
Segundo Lewandowski, o aparato de segurança montado para as eleições estará pronto para intervir, caso necessário, mediante solicitação dos juízes eleitorais locais. Esses magistrados terão autoridade federal para agir em situações emergenciais que possam comprometer o processo eleitoral.
A ação conjunta entre o MJSP e o TSE visa garantir que os eleitores possam exercer seu direito de voto de maneira livre e segura em todo o país.