O renomado apresentador de televisão Fausto Silva, carinhosamente chamado de Faustão, passou por uma cirurgia de transplante cardíaco no domingo, 27 de agosto. O procedimento foi realizado no Hospital Israelita Albert Einstein, localizado em São Paulo, onde o apresentador estava internado desde o dia 5 de agosto.
Segundo informações divulgadas pelo boletim médico, a cirurgia foi executada com sucesso, e Faustão permanece sob os cuidados da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As próximas horas são cruciais para monitorar a adaptação do novo órgão e prevenir possíveis rejeições.
A decisão de realizar o transplante ocorreu após o agravamento do quadro de insuficiência cardíaca que vinha sendo acompanhado desde 2020. A Central de Transplantes do Estado de São Paulo comunicou a unidade hospitalar na madrugada do domingo, dando início à avaliação de compatibilidade do coração doador, levando em consideração a tipagem sanguínea B.
O procedimento, liderado pelo cardiologista Fernando Bacal, o cirurgião cardiovascular Fábio Antônio Gaiotto e o diretor médico e de Serviços Hospitalares do Hospital Albert Einstein, Miguel Cendoroglo Neto, teve duração de aproximadamente 2 horas e meia.
A inclusão de Faustão na fila de transplantes foi decidida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que considera critérios como o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso para definir a prioridade. O comunicado emitido pelo hospital em 20 de agosto informou sobre a inclusão do apresentador na fila única de transplantes.