Ministério da Saúde lança Caderneta Digital da Criança integrada ao Meu SUS Digital

Versão eletrônica do documento permitirá acesso a dados de saúde, vacinação e desenvolvimento infantil com alertas automáticos para pais e responsáveis.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (10), a versão digital da Caderneta de Saúde da Criança. Agora integrada ao aplicativo Meu SUS Digital, a nova ferramenta permitirá que mães, pais e responsáveis acompanhem o bem-estar e o desenvolvimento das crianças de forma prática e moderna, por meio de duas áreas principais: registros de saúde e orientações sobre cuidados familiares.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Apesar da novidade, a versão física da caderneta — em papel, distribuída nas unidades básicas de saúde — continuará sendo entregue. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a versão digital amplia o acesso às informações essenciais da saúde infantil e resolve situações comuns do cotidiano.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Aquela situação em que o pai ou a mãe chega à unidade de saúde ou à escola e esquece a caderneta física agora está resolvida — ela estará disponível no aplicativo. A outra [vantagem] é que a caderneta digital terá mensagens ativas, ou seja, vai enviar alertas para o responsável informando que chegou a hora de vacinar ou de tomar uma dose de reforço”, explicou o ministro.

Para acessar a caderneta digital, é necessário que tanto o responsável quanto a criança possuam contas ativas no portal Gov.br, onde estão concentrados os serviços digitais do governo federal.

Inovação e acessibilidade

A Caderneta Digital de Saúde da Criança registra informações como crescimento, vacinação, saúde bucal e nutrição. A secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, destacou o papel transformador da iniciativa.

“A caderneta da criança sempre foi uma aliada das famílias brasileiras. Agora, com a transformação digital do SUS, se torna mais moderna, interativa, acessível e vem apoiar as mães, as famílias, os cuidadores, os professores, os profissionais de saúde de todo o país no cuidado com as nossas crianças”, afirmou.

Com os dados sendo lançados em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), profissionais como médicos e enfermeiros poderão acessar, de forma segura e padronizada, o histórico de saúde dos pacientes. O objetivo é garantir um atendimento mais ágil e contínuo no Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária também destacou o papel da coletividade no cuidado com as crianças, mesmo em ambiente digital.

“Como diz o pensamento africano, é preciso toda uma aldeia para cuidar de uma criança. E essa aldeia pode ser também digital. A tecnologia ganha muito quando ela é construída em rede, com participação e com compromisso coletivo.”

Funcionalidades da caderneta digital

Entre os principais recursos da nova caderneta estão:

  • Histórico de vacinas com previsão das próximas doses;
  • Envio de notificações com lembretes para vacinação;
  • Registros de saúde e crescimento;
  • Conteúdos educativos sobre nutrição, saúde bucal e cuidados com o uso de telas;
  • Orientações específicas para bebês prematuros e situações especiais.
Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!