Os Centros Cearenses de Idiomas (CCI) abriram matrículas para estudantes novatos que desejam aprender Inglês, Espanhol ou Francês. As aulas terão início no dia 17 de fevereiro de 2025. Os cursos são gratuitos e prioritariamente voltados para estudantes do Ensino Médio da rede estadual e professores das escolas públicas, conforme a Lei Estadual nº 16.455/2017.
A partir do semestre 2025.1, os CCI ampliam seu público-alvo, atendendo também outros segmentos conforme a Lei nº 19.017/2024. Dentre os novos beneficiários estão:
- Egressos da rede pública estadual até 1 ano e meio após a conclusão do Ensino Médio;
- Estudantes do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental das redes públicas municipal ou estadual;
- Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das redes municipal e estadual;
- Estudantes dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja);
- Profissionais da educação, como diretores, coordenadores e professores da rede pública municipal;
- Universitários de instituições públicas do Ceará e alunos do IFCE;
- Profissionais das áreas de turismo, hotelaria, relações internacionais, empreendedorismo e tecnologia da informação (TI);
- Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas ou que tenham finalizado até 2 anos antes;
- Jovens mulheres vítimas de violência assistidas pela rede de proteção estadual ou municipal.
As inscrições para estudantes do Ensino Médio estadual continuarão sendo feitas por indicação das escolas de origem. Já professores da rede estadual devem comparecer presencialmente ao CCI de interesse. Os demais públicos devem se inscrever presencialmente na unidade escolhida, levando os documentos solicitados no edital de matrícula.
Veja também
Algumas unidades também oferecem a opção de pré-matrícula online por meio de formulários disponíveis nos sites oficiais dos CCI.
Estrutura e metodologia
Atualmente, o Ceará conta com 23 Centros Cearenses de Idiomas distribuídos nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Horizonte, Maracanaú, Maranguape, Aracati, Baturité, Camocim, Cascavel, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Quixadá, Russas, Crateús, Paracuru, Tianguá e Crato. No total, mais de 12 mil estudantes podem ser atendidos.
Os cursos são baseados na abordagem comunicativa, desenvolvendo audição, oralidade, leitura e escrita. Os cursos de Inglês e Espanhol têm duração de três anos, divididos em seis módulos semestrais de 60 horas-aula cada. Já o curso de Francês dura um ano e meio, com três módulos semestrais de 60 horas-aula. O material didático é gratuito, e a certificação é concedida ao final de cada módulo.
Como se inscrever
Os interessados podem buscar informações sobre pré-matrícula, documentos necessários e datas específicas nos sites das unidades ou diretamente nas secretarias dos CCIs.
Mais informações podem ser obtidas por meio dos contatos de cada unidade ou nos sites oficiais dos Centros Cearenses de Idiomas.