A partir desta segunda-feira (3), os boletos bancários passam a contar com uma nova funcionalidade para facilitar o pagamento. Com a entrada em vigor da resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro, os boletos poderão ser quitados não apenas por meio do tradicional código de barras, mas também através do Pix.
Pagamento instantâneo via QR Code
Agora, os boletos poderão conter um QR Code específico que permite a quitação via Pix. Com essa inovação, o usuário precisará apenas apontar a câmera do celular para o código e concluir a transação. A principal vantagem dessa mudança é a compensação instantânea do pagamento, eliminando a necessidade de aguardar dias para a confirmação, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais.
Introdução do boleto dinâmico
Outra inovação prevista pela resolução ainda aguarda uma instrução normativa do Banco Central para entrar em vigor. Trata-se do boleto dinâmico, que permitirá a transferência de titularidade de papéis quando a dívida for comercializada e mudar de mãos.
Veja também
Segundo o Banco Central, esse novo instrumento proporcionará maior segurança nos pagamentos de dívidas representadas por títulos financeiros, como a duplicata escritural, prevista na Lei nº 13.775/2018. A regulamentação futura definirá quais ativos financeiros poderão ser vinculados ao boleto dinâmico.
Segurança para credores e pagadores
Como esses títulos podem ser negociados, o BC considera essencial garantir que os pagamentos sejam direcionados corretamente ao legítimo detentor dos direitos. Para isso, o boleto dinâmico será vinculado ao título e emitido digitalmente por sistemas autorizados pelo Banco Central.
“A segurança se estende tanto ao sacado, devedor da dívida, que poderá utilizar o mesmo boleto apresentado por meio físico ou eletrônico para cumprir automaticamente sua obrigação, quanto ao financiador que adquiriu o título, evitando a necessidade de trocas de instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos recursos adquiridos”, explicou o BC em nota divulgada em dezembro.
Prazos para adoção do boleto dinâmico
Como os sistemas de escrituração e registro que darão suporte digital a esses títulos ainda estão em fase de implementação, o boleto dinâmico deverá ser adotado em até seis meses após a aprovação de pelo menos um desses sistemas pelo Banco Central.