Chove em todas as macrorregiões do Ceará; Pacujá registra maior chuva da história do município

Precipitações acumuladas destacam Pacujá, Forquilha e Acaraú como os municípios com os maiores índices registrados no estado.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

Choveu em todas as macrorregiões do Ceará entre as 7h de terça-feira (14) e as 7h desta quarta-feira (15), segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As precipitações vieram em conformidade com as previsões meteorológicas, que haviam sido reforçadas por um aviso de acumulados expressivos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Entre os destaques está Pacujá, na macrorregião da Ibiapaba, que registrou 230 mm, o maior volume de chuva da série histórica do município. Até então, o recorde era de 147,4 mm, ocorrido em 18 de dezembro de 1985.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os municípios com os maiores índices de chuva registrados foram:

  • Pacujá (Posto SEDE): 230 mm
  • Forquilha (Posto SEDE): 203 mm
  • Acaraú (Posto SEDE): 192 mm
  • Itarema (Posto FAZENDA AGUAPE): 189 mm
  • Acaraú (Posto ARANAÚ): 185 mm
  • Forquilha (Posto AÇUDE ARREBITA): 184 mm
  • Graça (Posto SEDE): 182 mm
  • Mucambo (Posto SEDE): 180 mm
  • Tauá (Posto ALTAMIRA): 180 mm
  • Acaraú (Posto LAGOA DO CARNEIRO): 167,1 mm

Fenômenos meteorológicos em atuação

As intensas precipitações foram influenciadas pela interação de três sistemas meteorológicos: a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Estes sistemas criaram o padrão “Y” sobre o território brasileiro, favorecendo eventos de chuvas expressivas em diversas regiões do Ceará.

Previsão para os próximos dias

Com a previsão de avanço do VCAN para o interior do continente e a desconfiguração da ZCAS, espera-se uma redução significativa das chuvas no Ceará a partir de quinta-feira (16). Este cenário deve resultar em menor nebulosidade e aumento das temperaturas em todo o estado.

Para esta quarta-feira (15), no entanto, ainda são esperadas chuvas em todas as macrorregiões, com maior intensidade nas faixas litorâneas, Maciço de Baturité, Ibiapaba e Sertão Central e Inhamuns. As precipitações podem variar de fracas a fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!