A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quarta-feira (11/12), no Plenário 13 de Maio, a entrega da certificação dos municípios aptos a receberem o Selo Alece ESG na Gestão Pública. Ao todo, 12 municípios, entre 41 inscritos, atenderam aos critérios e atingiram pontuação necessária para receberem a premiação prata ou bronze.
Itapipoca foi um dos municípios reconhecidos com o Selo Alece ESG na categoria Bronze, durante a cerimônia realizada pela Alece. A iniciativa pioneira, promovida pelo Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece em parceria com o Governo do Estado e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), visa destacar gestões municipais alinhadas às boas práticas de responsabilidade socioambiental e de governança.
Premiações e homenagens
Na categoria Prata, os municípios de Crato, Irauçuba e Sobral alcançaram os critérios mais elevados, enquanto Boa Viagem, Camocim, Capistrano, Itaitinga, Itapipoca, Mauriti, Pires Ferreira, Russas e Tauá foram reconhecidos na categoria Bronze. Além disso, Madalena e Eusébio, que ficaram próximos à pontuação necessária, receberam menção honrosa.
Veja também
O vice-presidente da Alece, deputado Fernando Santana (PT), parabenizou os prefeitos e destacou a importância de políticas públicas voltadas à sustentabilidade. Ele também ressaltou a relevância da descentralização de iniciativas da Alece, como o Selo ESG, que poderá ampliar sua abrangência para mais regiões do estado.
A presidente do CRS, Cristiane Leitão, enfatizou que o Selo Alece ESG está baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e que a premiação reflete o compromisso com o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental.
“Ao instituir o Selo, a Alece torna nosso Estado referência nas políticas socioambientais e de governança. Um bom gestor precisa ter esse olhar para transformar a vida das pessoas”, declarou Cristiane.
Visão de futuro
Durante o evento, a secretária do Meio Ambiente do Ceará, Vilma Freire, destacou que o Selo Alece ESG é uma resposta aos desafios climáticos e sociais contemporâneos. Segundo ela, a justiça social está interligada à justiça ambiental, e o Ceará caminha para ser um estado mais sustentável e preparado para as próximas gerações.
“A luta pela justiça ambiental é uma exigência de um mundo que clama por mudanças. O Selo é reflexo da política de transformar o Ceará em um estado mais responsável e sustentável”, afirmou Vilma Freire.
Reconhecimento aos servidores
A cerimônia também homenageou servidores que contribuíram para a implementação do Selo Alece ESG. Entre os reconhecidos estavam Afonso Gonçalves de Carvalho Neto, Airton Martins de Castro, Amanda Melo de Santiago Alencar e vários outros, que receberam destaque pelo trabalho dedicado no desenvolvimento do projeto.