Israel apresentou uma nova proposta para um cessar-fogo na Faixa de Gaza às equipes de mediação do Egito, Qatar e Estados Unidos, em preparação para uma rodada de negociações em Doha, no próximo domingo (27). Segundo fontes próximas às conversas, o plano contempla três fases e busca estabelecer uma trégua permanente na região.
O esboço da proposta, que ainda será discutido com o Hamas, grupo que controla Gaza, inclui um cessar-fogo temporário e a retirada das forças israelenses da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito, na primeira fase. Este movimento envolveria a libertação de reféns detidos pelo Hamas em troca de prisioneiros palestinos encarcerados em Israel.
Veja também
Na segunda fase, Israel retiraria suas tropas do corredor de Netzarim, que divide Gaza de norte a sul, e facilitaria a troca dos corpos dos reféns mortos por combatentes do Hamas, conforme informaram as fontes. A fase final prevê a retirada israelense do Corredor de Filadélfia, na fronteira com o Egito, e do norte da Faixa de Gaza, desde que uma coligação árabe, juntamente com a Autoridade Palestina, supervisione as áreas afetadas.
Além disso, Israel entregaria o corpo de Yahya Sinwar, líder do Hamas recentemente morto em uma operação no sul de Gaza. As negociações devem continuar no final de semana com expectativas de um avanço significativo nas conversas mediadas.