Festival de Arte Urbana marca o início do programa Escolas Criativas em Itapipoca

Em sua 5ª edição, o programa vai beneficiar cerca de 1.000 alunos da rede pública de ensino com ações de educação cultural, incluindo cursos, exposições, mostras e cineclubes.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

Quatro instituições de Itapipoca ganharão novas cores e imagens com o Festival de Arte Urbana, que inaugura a 5ª edição do Programa Escolas Criativas. O festival realizará intervenções artísticas em muros da Casa Perilo Teixeira e das escolas EEB Geraldo Gomes de Azevedo, Centro Educacional Maria Magalhães Viana Azevedo e EEB Monsenhor Antônio Tabosa Braga. As pinturas começam nesta terça-feira (22) e vão até 30 de outubro, contando com o apoio cultural da Enel Distribuição Ceará, apoio institucional do Governo do Estado do Ceará e parceria da Prefeitura de Itapipoca.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O projeto promove a arte e a cultura local, com artistas de diferentes estilos e gêneros que personalizam o ambiente escolar. “Nosso objetivo é criar uma imersão cultural, respeitando e estimulando a cidade e sua população”, explica Terezadequinta, curadora do Festival ao lado de Robézio Marques. Ambos coordenam o Acidum Project e o festival Além da Rua no Ceará.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Treze artistas cearenses participam, como Lorinha Alves, Gabriel Mahatma, Marta Brizeno e Zé Victor, e dois talentos locais: Luciano Cacau e Nazareno. Cada artista recebeu instruções sobre temas como educação, ciência e cultura, inspirados pelo Lab Cidades Criativas, programa que deu origem ao Beco Cultural de Itapipoca. “Os artistas terão liberdade criativa dentro desses temas”, destaca Terezadequinta.

Além da arte mural, o festival também integra os alunos nas pinturas, recrutando auxiliares que aprenderão técnicas diretamente com os artistas, o que fortalece a conexão com a comunidade e valoriza a economia local.

Sobre o Programa Escolas Criativas

O Escolas Criativas busca aproximar estudantes da cultura, educação e sustentabilidade. Presente em várias cidades do Brasil, o programa agora chega a Itapipoca, beneficiando cerca de 1.000 alunos em escolas da rede pública. O projeto inclui atividades de formação para a comunidade escolar, com cursos, exposições, cineclubes e debates.

Para educadores, serão oferecidos cursos de metodologias de ensino, audiovisual, fotografia e curadoria. Para os alunos, cursos livres de fotografia e audiovisual, além de mostras e exibições ao longo do ano.

A realização do Festival de Arte Urbana do Escolas Criativas é da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, em parceria com a Prefeitura de Itapipoca, com apoio da Enel Distribuição Ceará.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!