Furacão Milton deixa rastro de destruição na Flórida com tornados e mais de 10 mortos

Estado enfrenta milhões sem eletricidade e inundações, mas escapa de aumento catastrófico do nível do mar.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

O furacão Milton chegou ao Oceano Atlântico nesta quinta-feira (10), após devastar a Flórida com a formação de tornados, deixando pelo menos 10 mortos e milhões sem energia elétrica. Embora a tempestade tenha causado danos significativos, o temido aumento catastrófico do nível do oceano não ocorreu, segundo as autoridades.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O governador Ron DeSantis afirmou que a Flórida evitou o “pior cenário”, mas alertou que enchentes e danos causados pelos tornados ainda preocupam. Na região de Tampa Bay, que inicialmente estava no caminho da tempestade, as piores consequências foram evitadas, embora as ilhas-barreira ao sul tenham sofrido com inundações.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

De acordo com Alejandro Mayorkas, secretário do Departamento de Segurança Nacional, 27 tornados atingiram o estado, sendo responsáveis por 10 mortes confirmadas até o momento. O condado de St. Lucie, na costa leste da Flórida, foi um dos mais afetados, com cinco mortos, incluindo duas vítimas em comunidades de idosos.

Uma das sobreviventes, Crystal Coleman, de 37 anos, relatou o terror de abrigar-se com sua filha no banheiro enquanto um tornado arrancava o telhado de sua casa em Lakewood Park. “Parecia um filme. Achei que fosse morrer”, declarou Coleman.

Mais de 3,2 milhões de residências e estabelecimentos comerciais ficaram sem eletricidade, segundo o PowerOutage.us. A tempestade também danificou o Tropicana Field, estádio do Tampa Bay Rays, arrancando a cobertura de tecido, mas sem deixar feridos.

Em St. Petersburg, um guindaste caiu sobre o edifício Johnson Pope, causando danos à estrutura e surpreendendo os moradores. “Isso é chocante de testemunhar”, disse Alberta Momenthy, de 27 anos, ao ver o impacto no prédio.

A Flórida continua em alerta para o transbordamento de rios após a queda de 457 milímetros de chuva. As autoridades temem que os níveis de água aumentem, mas até agora permanecem iguais ou menores aos observados após o furacão Helene, que passou pela região recentemente.

Deanne Criswell, chefe da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), afirmou que as ordens de evacuação evitaram tragédias maiores, com mais de 90 mil pessoas buscando abrigo. O presidente Joe Biden, que adiou uma viagem internacional para acompanhar a situação, pediu que o Congresso se reúna para discutir o financiamento de ajuda humanitária.

O furacão Milton atingiu a Flórida na noite de quarta-feira (9) como uma tempestade de categoria 3, com ventos de até 205 km/h. Embora ainda perigoso, perdeu força desde sua passagem pelo golfo do México, onde alcançou categoria 5.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!