A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) iniciou a Operação Eleição 2024 com o objetivo de garantir que os cearenses votem com segurança e tranquilidade neste domingo (6). A ação contará com a participação de 21.560 agentes das forças de segurança, atuando de forma integrada no primeiro turno das eleições municipais em todos os 184 municípios do Estado. Os detalhes da operação foram divulgados nesta quarta-feira (2), em coletiva de imprensa realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
A operação, coordenada pela SSPDS, envolve a Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), Perícia Forense (Pefoce), além de outras entidades de segurança e órgãos parceiros, como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Procuradoria Regional Eleitoral e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Reforço policial no interior e atuação contínua
Para reforçar a segurança no interior do Ceará, a PMCE mobilizou 18.275 policiais militares, sendo que 1.274 deles foram deslocados para o interior do Estado, complementando o efetivo nas cidades menores. Durante o fim de semana, a Polícia Civil também contará com 1.776 agentes em atividade, com 81 delegacias funcionando de forma ininterrupta, em uma operação que se estenderá das 8h de sábado (5) até as 20h de domingo (6). Este número representa um aumento de 138% no total de delegacias ativas, em comparação com as eleições de 2022.
Veja também
Além disso, o Corpo de Bombeiros e a Pefoce estarão com 586 e 244 profissionais, respectivamente, à disposição da operação. Os setores de inteligência, sob coordenação da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, estarão em plena atividade para monitorar possíveis incidentes e agir de forma preventiva.
Suporte aéreo e monitoramento em tempo real
A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) vai disponibilizar cinco aeronaves para auxiliar nas operações, oferecendo suporte aéreo às forças de segurança durante o pleito. As aeronaves serão usadas para monitoramento de áreas sensíveis e, em caso de necessidade, prestarão serviço aeromédico.
No dia das eleições, será ativado o Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC), que monitorará todas as ocorrências em tempo real, facilitando uma resposta rápida e coordenada em situações emergenciais. O GGEC contará com a presença de gestores das principais forças de segurança do Estado e órgãos parceiros.
Denúncias e participação da população
A SSPDS reforça que a população pode colaborar com as investigações e a segurança do processo eleitoral. Denúncias podem ser feitas por meio do Disque-Denúncia (181), pelo WhatsApp no número (85) 3101-0181, ou pelo site “e-denúncia” (https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/). O sigilo e o anonimato são garantidos para todos que prestarem informações.