Dia Mundial do Coração alerta sobre a prevenção de doenças cardiovasculares que matam 400 mil brasileiros anualmente

Especialistas enfatizam a importância da avaliação médica periódica para prevenir 80% dos casos de doenças cardiovasculares evitáveis.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

O Dia Mundial do Coração, comemorado neste domingo (29), destaca a importância da conscientização e prevenção das doenças cardiovasculares, principais responsáveis por 400 mil mortes no Brasil a cada ano, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Um dado alarmante é que, a cada 90 segundos, uma pessoa morre devido a essas condições, somando 46 óbitos por hora. Contudo, especialistas afirmam que 80% desses casos podem ser evitados com ações preventivas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Luiz Antonio Pertili Rodrigues de Resende, cardiologista e gerente de Atenção à Saúde do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), ressalta que exames regulares são fundamentais para detectar fatores de risco. “O check-up permite que medidas preventivas sejam introduzidas precocemente e ajuda na conscientização do indivíduo sobre seu papel no autocuidado. A periodicidade deve ser individualizada, mas, de modo geral, recomenda-se uma avaliação anual para pessoas saudáveis e assintomáticas”, explicou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nos últimos anos, o número de jovens diagnosticados com doenças cardiovasculares tem crescido, e esse aumento está relacionado ao estilo de vida moderno, conforme alerta o cardiologista Fernando de Martino, também do HC-UFTM. “Rotinas aceleradas e estresse têm exposto jovens a fatores de risco como sedentarismo, obesidade, má alimentação, tabagismo e consumo excessivo de álcool desde cedo”, disse Martino.

A orientação dos especialistas é clara: a população deve passar por avaliação médica anualmente ou quando apresentarem sintomas como falta de ar, dor no peito, inchaço, tontura, palpitações ou desmaios. Essas informações são da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, vinculada ao Ministério da Educação.

Prevenção e cuidados contínuos são essenciais para manter o coração saudável, reforçam os especialistas, aproveitando a data para destacar que a mudança de hábitos pode salvar vidas.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!