Neste domingo (18), cerca de 2,1 milhões de pessoas são esperadas nos locais de prova em todo o Brasil para participar do primeiro Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o maior concurso público da história do país. Com 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos da administração pública federal, o certame marca uma nova era para os concursos públicos no Brasil.
No período da manhã, os portões serão abertos às 7h30 e fechados às 8h30, no horário de Brasília. A aplicação da prova terá início às 9h e a duração será de duas horas e 30 minutos, com término às 11h30. Candidatos que solicitaram tempo adicional para atendimento especial no ato da inscrição poderão concluir a prova até às 12h30.
No turno da tarde, os portões serão reabertos às 13h e fechados às 14h. A prova começará às 14h30 e terá duração de três horas e 30 minutos, encerrando-se às 18h. Candidatos com tempo adicional para atendimento especial terão até às 19h para concluir o exame.
Veja também
Os candidatos puderam se inscrever em apenas um bloco temático, dentro do qual classificaram, por ordem de preferência, os cargos desejados. Os blocos de 1 a 7 exigem formação de nível superior, enquanto o bloco 8 requer escolaridade de nível médio ou técnico.
Segurança e logística
O processo seletivo é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que tem 25 anos de experiência na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por conta dessa expertise, o CPNU foi apelidado de “Enem dos Concursos”.
Cerca de 215 mil colaboradores estarão envolvidos na segurança e logística para a aplicação do concurso unificado. A segurança é reforçada por uma rede integrada de aplicação, criada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), que inclui a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e a Força Nacional de Segurança Pública. Esta última já atua em oito estados: Roraima, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Rio de Janeiro, Pará, Mato Grosso do Sul e Maranhão.
O que levar
Embora não seja obrigatório, o MGI recomenda levar o cartão de confirmação de inscrição, disponível na área do candidato no portal Gov.br. O documento contém informações essenciais, como o número de inscrição, data, hora e sala de prova.
É obrigatória a apresentação de um documento de identidade original com foto, seja físico ou digital, este último devendo estar disponível nos respectivos aplicativos oficiais (CNH digital, RG Digital e E-Título).
Os candidatos devem utilizar caneta preta de material transparente para responder às questões. Canetas de outras cores, lápis, borracha e outros materiais não podem permanecer na mesa durante a prova.
É permitido levar alimentos e água. As comidas devem estar em embalagens lacradas, e as garrafas de água precisam ser transparentes.
Trânsito
O MGI recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova com, pelo menos, duas horas de antecedência para cada turno. Diversas cidades implementaram esquemas especiais de trânsito e transporte público para o dia do concurso.
No Distrito Federal, haverá reforço no transporte coletivo, com as empresas operando as linhas com programação de dias úteis, ajustadas aos horários do concurso.
Em São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) suspendeu a Ciclofaixa de Lazer, que funciona aos domingos e feriados, para facilitar o deslocamento dos candidatos e liberar o tráfego para ônibus e veículos.
No Rio de Janeiro, 125,5 mil pessoas farão as provas. Algumas vias da zona sul e do centro serão interditadas devido à Meia Maratona Internacional do Rio. O transporte coletivo na cidade também será reforçado.
Em Salvador, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) disponibilizou 34 veículos de frota reguladora, que estarão à disposição das estações principais da cidade para suprir uma maior demanda.
Natal terá 27,6 mil participantes no concurso, e 34 linhas de ônibus serão reforçadas, realizando 604 viagens ao longo do dia.
Em Porto Alegre, as linhas de ônibus que atendem locais com maior concentração de candidatos, como PUC-RS, Fapa e Uniritter, também terão reforço.
Próximas etapas
O cronograma completo das próximas etapas do concurso está disponível no site do MGI. Os resultados finais estão previstos para 21 de novembro. As convocações para posse dos aprovados e para os cursos de formação de cargos específicos ocorrerão em janeiro de 2025.