Milhões desviados: Operação prende grupo que invadiu sistema de benefícios sociais no Ceará

Operação "Klapaucius" desmantela grupo responsável por fraudes com cartão Ceará Sem Fome.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com apoio das Polícias Civis do Maranhão (PCMA) e do Rio de Janeiro (PCRJ), desencadeou nas primeiras horas desta quinta-feira (25) a Operação “Klapaucius”. A ação visou desarticular um grupo criminoso responsável por fraudes eletrônicas envolvendo o cartão Ceará Sem Fome. A operação cumpriu nove mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão preventiva nos estados do Ceará, Maranhão e Rio de Janeiro.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A invasão cibernética aconteceu em uma empresa contratada pela Secretaria de Proteção Social (SPS) para gerenciar o cartão. No Ceará, a empresa responsável pela fabricação dos cartões sofreu o ataque cibernético, e altos valores foram creditados nos cartões pelos criminosos para benefício próprio. Detalhes dos trabalhos policiais foram divulgados na sede da PCCE, no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), em Fortaleza.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Prisões e apreensões

Durante a operação, seis homens e uma mulher foram presos. A Polícia Civil cumpriu os mandados de prisão preventiva pelos crimes de integrar organização criminosa, invasão de dispositivo de informática e furto qualificado. No Ceará, foram capturados cinco alvos: um homem de 31 anos que já responde por homicídio, um homem de 26 anos que já responde por roubo a pessoa, um homem de 24 anos com antecedentes por crime contra a administração pública, um homem de 44 anos e uma mulher de 33 anos, os dois últimos sem antecedentes. Os suspeitos foram capturados na Capital e na Região Metropolitana de Fortaleza e conduzidos para a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas (Draco). Um homem de 32 anos foi preso no estado do Rio de Janeiro, e outro de 40 anos no estado do Maranhão.

Além das prisões, cinco automóveis (Corolla, Classic, Kwid, HB20 e Virtus), sete aparelhos celulares e um computador foram apreendidos pelos policiais civis.

Operação “Klapaucius”

A operação “Klapaucius” foi coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), com apoio da Draco e do Departamento de Inteligência Policial (DIP). O nome da operação faz alusão a um código de trapaça famoso no jogo The Sims, que proporciona ao jogador um mil simoleons (moeda do jogo). Durante as investigações, os policiais civis averiguaram que os suspeitos invadiram o sistema de gerenciamento dos cartões do programa social e inseriram valores indevidos.

Modus operandi do grupo

Os suspeitos conseguiam os cartões de benefício que estavam sem validade de ex-beneficiários do programa, argumentando que seria para produzir artesanato local. Com o cartão em mãos, os suspeitos invadiram o sistema da empresa que gerenciava o cartão, reativaram-no e inseriram altos valores, variando de 30 mil a 60 mil reais, totalizando cerca de R$ 1 milhão. Eles usavam o saldo do cartão para compras de eletrodomésticos em atacarejos.

A PCCE continua investigando a participação de outros suspeitos na ação criminosa.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, onde podem ser enviadas mensagens, áudios, vídeos e fotografias. As denúncias também podem ser feitas via “e-denúncia” no site do serviço 181, através do endereço eletrônico: Disque Denúncia 181.

As denúncias também podem ser feitas pelo telefone (85) 3101-7586 da DRCC. O sigilo e o anonimato são garantidos.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!