Correntistas poderão fazer Pix por aproximação a partir de fevereiro de 2025

Banco Central e CMN editam novas regras para ampliar o open finance e introduzir o Pix por aproximação

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

A partir de fevereiro de 2025, os correntistas brasileiros poderão realizar transferências pelo Pix por aproximação, uma novidade anunciada nesta quinta-feira (4) pelo Banco Central (BC). A medida faz parte de um pacote de mudanças desenvolvido em conjunto com o Conselho Monetário Nacional (CMN) para expandir o open finance, o sistema de compartilhamento de dados entre instituições financeiras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com o Pix por aproximação, os usuários poderão fazer transferências instantâneas diretamente do ambiente de compras online, sem precisar abrir o aplicativo do banco. A novidade visa agilizar os pagamentos online, reduzindo etapas e melhorando a experiência do usuário. Para isso, será necessário incluir novos tipos de instituições financeiras no open finance e estabelecer uma governança sólida para o compartilhamento de dados.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Banco Central divulgou um cronograma para a implementação da nova funcionalidade. Em 31 de julho de 2024, será publicada a regulamentação específica para a Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR), que é o nome formal do Pix por aproximação. Os testes, conduzidos pelas instituições financeiras para garantir a segurança da nova ferramenta, começarão em 14 de novembro de 2024. O lançamento oficial para o público está previsto para 28 de fevereiro de 2025.

As novas regras do open finance têm como objetivo integrar o Pix às carteiras digitais, permitindo que clientes de instituições financeiras utilizem a modalidade para pagamentos online. Instituições com mais de 5 milhões de clientes, seja individualmente ou em conglomerados, serão obrigadas a aderir ao open finance, ampliando a base de clientes aptos a compartilhar seus dados de 75% para 95%.

De acordo com o BC, essa mudança permitirá que clientes com carteiras digitais se registrem em instituições inscritas no open finance e ativem a função Pix em suas carteiras digitais. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para modernizar o sistema financeiro brasileiro e facilitar o acesso dos usuários a serviços de pagamento mais rápidos e eficientes.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!