Mais de dois meses após o início das fortes chuvas, o número de vítimas fatais das enchentes no Rio Grande do Sul segue crescendo. A Defesa Civil do estado confirmou nesta terça-feira (02) a 180ª morte em decorrência do desastre.
Canoas é a cidade mais atingida, com 31 óbitos registrados. Em seguida, aparecem Roca Sales (14), Cruzeiro do Sul (12), Bento Gonçalves (11), Caxias do Sul e São Leopoldo (ambas com 9). Ainda há 32 pessoas desaparecidas, a maioria em municípios como Lajeado (5), Cruzeiro do Sul (5) e Bento Gonçalves (4).
Apesar da diminuição no ritmo das buscas, as equipes de resgate não desistem de encontrar os desaparecidos.
Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul entre o final de abril e maio deste ano causaram estragos em 478 municípios, afetando 2,3 milhões de pessoas. Além das 180 mortes confirmadas, 806 pessoas ficaram feridas.
Veja também
Para auxiliar na prevenção de novos desastres, a Defesa Civil do estado disponibiliza serviços de alerta meteorológico à população.
O cadastro pode ser feito por SMS, enviando o CEP da sua localidade para o número 40199. Você também pode se cadastrar pelo WhatsApp, adicionando o contato (61) 2034-4611 e enviando a mensagem “Oi”. O robô de atendimento permitirá que você compartilhe sua localização e receba alertas em tempo real.
A colaboração da população é fundamental para minimizar os impactos das chuvas fortes e garantir a segurança de todos.