Irã anuncia presidente interino após morte de Ebrahim Raisi

Ali Khamenei nomeia Mohammad Mokhber como chefe de Estado interino e decreta luto nacional de cinco dias

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
1 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, tomou uma decisão rápida em meio à tragédia, nomeando o vice-presidente Mohammad Mokhber como presidente interino do país. Esta medida veio após a confirmação da morte de Ebrahim Raisi, presidente do Irã, em um trágico acidente de helicóptero no noroeste do país.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Poucas horas após equipes de resgate encontrarem os destroços da aeronave e recuperarem os corpos dos nove ocupantes, incluindo Raisi e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, Khamenei anunciou a nomeação de Mokhber como chefe de Estado temporário.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O acidente ocorreu quando a comitiva presidencial retornava da fronteira com o Azerbaijão, onde Raisi estava envolvido na inauguração de uma barragem, acompanhado pelo presidente azeri, Ilham Aliyev.

Ebrahim Raisi, um clérigo de linha dura de 63 anos, foi eleito presidente do Irã em 2021, em uma eleição marcada pela menor participação na história da República Islâmica. Durante seu mandato, sua liderança foi caracterizada por uma maior repressão contra ativistas, mulheres e críticos do regime. Agora, o Irã enfrenta uma transição imprevista e um período de luto nacional enquanto se ajusta à perda de seu líder.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!