FICCO/CE desarticula organização criminosa e desmantela esquema de tráfico, armas e apostas clandestinas no Ceará

Foram identificadas movimentações financeiras suspeitas superiores a R$ 300 milhões nas contas dos investigados.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO/CE) liderou uma operação conjunta com as FICCOs de São Paulo e Santa Catarina, intitulada Operação Primma Migratio, com o objetivo de desmantelar um núcleo gerencial e logístico de uma organização criminosa de origem paulista, responsável por operar atividades ilícitas no Estado do Ceará.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Após uma investigação de dois anos, foram reunidas evidências de que a cúpula desta organização criminosa transferiu parte de sua estrutura gerencial de São Paulo para o Ceará, visando estabelecer lucrativas atividades clandestinas, incluindo tráfico de drogas e armas, exploração de jogos de azar, como o “Jogo do Bicho”, e lavagem de dinheiro por meio de loterias esportivas administradas pela organização criminosa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Movimentações financeiras suspeitas superiores a R$ 300 milhões foram identificadas nas contas dos investigados, sugerindo também o uso de recursos para corromper servidores públicos. Dois policiais militares foram presos por envolvimento no núcleo logístico da organização.

A operação resultou na execução de 22 mandados de prisão preventiva e 36 mandados de busca e apreensão em endereços nos estados do Ceará, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além do sequestro de 42 veículos pertencentes aos investigados.

Os mandados foram emitidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa do Ceará, e um deles foi incluído na difusão vermelha da Interpol, devido à suspeita de que uma investigada tenha residido recentemente na Argentina.

A operação contou com o apoio operacional do COTAM, BOPE e COTAR da Polícia Militar do Estado do Ceará.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO/CE) é composta por uma série de entidades, incluindo a Polícia Federal (PF), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP).

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!