A Polícia Militar do Ceará (PMCE) lançou, nesta quinta-feira (04), a segunda edição da Operação Escudo Norte, visando fortalecer a segurança e prevenir delitos em diversas cidades da Região Norte do estado. Com foco na redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), como homicídios, e dos Crimes Contra o Patrimônio (CVP), como roubos e furtos, a ação também inclui medidas para coibir o tráfico de drogas e garantir a ordem pública. O lançamento oficinal da operação foi realizada na praça Perilo Teixeira, no Centro de Itapipoca.
Veja também
Durante os próximos 30 dias, a operação estará em vigor, contando com um efetivo de 30 policiais militares, incluindo membros do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE), Policiamento Ostensivo Geral (POG) e Força Tática (FT). As cidades contempladas incluem Itapipoca, Amontada, Miraíma e Itarema, todas dentro da circunscrição do 11º Batalhão Policial Militar (11º BPM), pertencente à Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17).
A operação Escudo Norte II busca, além de intensificar o policiamento ostensivo, diminuir o tempo de resposta às ocorrências, aumentando a sensação de segurança na sociedade e protegendo tanto as pessoas quanto as propriedades.