O governador Elmano de Freitas divulgou nesta quarta-feira (3), por meio das redes sociais, que o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), está prestes a selecionar 1.100 novos candidatos(as) em todo o estado do Ceará. A convocação para inscrições estará disponível a partir do dia 15 de abril, tanto no site oficial da Sema (www.sema.ce.gov.br) quanto em suas redes sociais.
De acordo com o edital que será publicado no Diário Oficial do estado nesta mesma data, 200 das vagas disponíveis serão direcionadas especificamente para os povos indígenas, fruto de uma parceria entre a Sema e a Secretaria dos Povos Indígenas (Sepin). Essa iniciativa atende uma demanda apresentada pelas comunidades tradicionais em 19 municípios cearenses. As outras 900 vagas, das quais 100 serão destinadas à capital Fortaleza, compõem o cadastro reserva do último chamamento público.
Veja também
O programa visa beneficiar jovens em situação de vulnerabilidade, com idades entre 15 e 29 anos, fornecendo-lhes um auxílio financeiro mensal de R$ 200 durante um ano. Além de proporcionar inclusão social, o AJA estimula a participação em projetos sustentáveis, contribuindo para a conscientização ambiental da juventude cearense.
Para se candidatar, é necessário preencher alguns critérios:
- Ter idade entre 15 e 29 anos;
- Estar matriculado ou ter concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará;
- Estar cadastrado ou integrar família cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
- Não possuir vínculo empregatício formal;
- Residir no município cearense para o qual se inscreveu;
- Não estar matriculado, cursando ou ter concluído o ensino superior.