Na manhã desta quarta-feira (6), a Polícia Federal, em conjunto com a Coordenadoria de Inteligência da SSPDS/CE e a Receita Federal, deflagrou a Operação Nectar no Porto do Pecém, em Fortaleza/CE. O objetivo da operação é desbaratar uma organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de cocaína para a Europa, utilizando o modal marítimo portuário.
Após extensas investigações, as autoridades identificaram um elaborado esquema que facilitava o envio da droga ilícita ao exterior, utilizando diversas estruturas portuárias.
Cerca de 130 policiais federais estão cumprindo mandados em oito Estados da Federação (CE, PB, RN, SC, PE, PR, RJ, SP) e no exterior. São oito mandados de prisão preventiva, 22 de prisão temporária, 30 de busca e apreensão e 88 ordens de bloqueio de bens e valores, todos expedidos pela Justiça Federal do Ceará. As investigações estão sob segredo de justiça.
Os crimes já apurados incluem tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, acarretando penas máximas somadas de até 30 anos de prisão.