FGTS Digital entra em vigor revolucionando o sistema de garantia aos trabalhadores

Nova plataforma eletrônica substitui Conectividade Social e traz facilidades como uso do Pix e empréstimos consignados

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

Após um período de seis meses de testes, o tão aguardado FGTS Digital, versão eletrônica do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, está oficialmente em operação a partir desta sexta-feira (1º). A iniciativa, que promete simplificar e agilizar os processos relacionados ao FGTS, marca o fim do uso do sistema Conectividade Social da Caixa Econômica Federal pelas empresas para o envio de informações dos empregados.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Uma das grandes novidades trazidas pela plataforma é a integração com o Pix, sistema de transferências instantâneas, possibilitando que os empregadores recolham o FGTS de forma ainda mais eficiente. A regulamentação e operacionalização do FGTS Digital foram formalizadas por meio de portaria publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, impactando cerca de 4,5 milhões de empregadores responsáveis por mais de 50 milhões de trabalhadores.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O governo tem grandes expectativas em relação ao novo sistema, visando gerar economia para asNova plataforma eletrônica substitui Conectividade Social e traz facilidades como uso do Pix e empréstimos consignados empresas por meio da redução da burocracia e do tempo necessário para o fornecimento de informações do FGTS, além de proporcionar maior transparência sobre os depósitos do fundo para os trabalhadores.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, o FGTS Digital promete melhorar a confiabilidade do sistema ao agilizar a conversão dos depósitos no saldo individual da conta do trabalhador, utilizando o e-Social como base de dados e integrando informações do Pix Caixa, do Portal Gov.br e outros sistemas.

Além da agilidade, o FGTS Digital traz inovações como o rápido pagamento do FGTS em atraso, permitindo o recolhimento de vários meses em uma única guia, o cálculo automático da multa do FGTS com base no histórico de remunerações do e-Social, e a recomposição automática de salários de períodos anteriores e pagamento da indenização compensatória.

Outra funcionalidade destacada é a possibilidade para o trabalhador de tomar empréstimo consignado diretamente com os bancos, sem necessidade de consulta ao empregador, utilizando a folha de pagamento como garantia. Essa novidade promete facilitar o acesso ao crédito de forma segura e ágil.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!