Na manhã desta sexta-feira (23), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deu início à operação “Restauração”, visando desmantelar uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro, estelionato e crimes contra a economia popular, especialmente relacionados a transações com criptoativos. A ação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias ligadas aos integrantes do grupo delituoso.
Coordenada pela Delegacia de Combate à Lavagem de Dinheiro (DCLD) do Departamento de Recuperação de Ativos (DRA) da PCCE, com apoio do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD/PCCE), a operação já contabiliza a apreensão de oito automóveis, uma lancha e 25 relógios de luxo, além do sequestro de um imóvel.
Os mandados foram expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas da Comarca de Fortaleza e executados em imóveis situados no Eusébio, na Região Metropolitana da capital cearense.
Segundo as investigações, o grupo operava por meio da abertura de empresas e aplicativos automatizados, atraindo investidores com promessas de altos retornos financeiros em transações envolvendo criptoativos e apostas online. As vítimas, provenientes de diversas partes do país, foram ludibriadas pelo esquema.
Os suspeitos, que se encontravam no Estado do Ceará desfrutando de bens de alto valor econômico, como veículos de luxo, embarcação e imóveis em condomínios de luxo, agora enfrentam processos criminais e medidas de bloqueio patrimonial visando à restauração dos bens das vítimas.