Dois detentos que fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na última quarta-feira (14), protagonizaram um episódio tenso na noite desta sexta-feira (16). Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento fizeram uma família refém em uma residência localizada a cerca de três quilômetros do presídio. Segundo a Senappen, durante a ação, os fugitivos roubaram celulares e comida.
Apesar da gravidade da situação, não houve registro de violência contra os reféns. As autoridades destacaram que os fugitivos, aparentemente desorientados, buscaram obter informações sobre o local onde se encontravam. Esse comportamento está alimentando a crença das equipes de busca de que a recaptura dos detentos está próxima.
A fuga dos dois homens é considerada um acontecimento inédito nos presídios federais de segurança máxima, que operam sob rígidos protocolos de segurança desde a sua criação em 2006. Uma operação de recaptura mobiliza atualmente cerca de 300 agentes federais. A forma como os fugitivos conseguiram escapar está sob investigação, sendo que um buraco foi encontrado na parede da cela, levantando suspeitas de que ferramentas destinadas a uma obra interna possam ter sido utilizadas para tal feito.