Os estudantes selecionados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até esta quarta-feira (7) para efetuar suas matrículas ou registros acadêmicos nas instituições para as quais foram admitidos. O Ministério da Educação (MEC) reforça a importância de os candidatos observarem as condições, procedimentos e documentos necessários para a matrícula, assim como os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição, conforme consta nos editais específicos.
Para aqueles que não foram selecionados nesta etapa, ainda há a possibilidade de manifestar interesse pela lista de espera, que contempla vagas decorrentes de desistências dos selecionados na primeira chamada. O prazo para essa manifestação é o mesmo da matrícula, ou seja, até o dia 7 de fevereiro, e deve ser feita por meio da página do Sisu no portal Acesso Único.
O MEC esclarece que a lista de espera estará disponível ao longo do ano de 2024 e será utilizada pelas instituições de ensino superior participantes para o preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições de ensino superior está programada para o dia 16 de fevereiro. Vale destacar que o Sisu 2024 teve uma única etapa de inscrição para todo o ano e ofertou um total de 264.181 vagas distribuídas em 6.827 cursos de graduação em 127 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.
O Ministério ressalta que a seleção do candidato assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu. Além disso, a efetivação da matrícula ou do registro acadêmico está sujeita à comprovação na instituição para a qual o estudante foi selecionado.
É importante salientar que as universidades e faculdades devem disponibilizar acesso gratuito à internet para a inscrição nos dias e horários de funcionamento regular da instituição, sendo vedada a cobrança de quaisquer taxas relativas ao processo seletivo.