Com a proximidade das eleições municipais marcadas para o dia 6 de outubro, os cidadãos que almejam exercer seu direito nas urnas têm uma data crucial pela frente: 8 de maio. Até este dia, é imprescindível que os eleitores, especialmente os jovens a partir de 16 anos e aqueles em situação irregular, providenciem a regularização de seus títulos de eleitor.
Aqueles que planejam votar pela primeira vez e os que estão em situação irregular, por terem deixado de votar e justificar ausência por três eleições consecutivas, têm um prazo máximo de quatro meses para efetuar as devidas alterações em seus registros eleitorais. Após 8 de maio, o cadastro eleitoral será encerrado, e nenhuma modificação poderá ser realizada.
A solução para essas pendências está ao alcance de um clique. Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, por meio das opções disponíveis, verifique a situação de sua inscrição eleitoral preenchendo o número do CPF. Para os que precisam tirar a primeira via do título de eleitor, basta selecionar a opção “título eleitoral” e seguir os passos indicados pelo atendimento eletrônico.
Vale ressaltar a importância desse procedimento, uma vez que o primeiro turno das eleições municipais definirá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Já o segundo turno, programado para 27 de outubro, ocorrerá nos municípios com mais de 200 mil eleitores nos quais nenhum candidato a prefeito obteve votos suficientes para vencer na primeira rodada.