Nesta terça-feira (19), o governo federal anunciou o lançamento do aplicativo Celular Seguro, uma inovação que promete revolucionar a segurança dos usuários em casos de roubo e furto. Desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a nova plataforma oferece a capacidade de bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho móvel.
Para utilizar o aplicativo, os usuários precisarão cadastrar seus dados em uma página na internet a ser divulgada pelo governo federal. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, explicou em uma postagem nas redes sociais: “Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos.”
O ministro enfatizou que essa medida é uma resposta significativa para diminuir as dores de cabeça e as perdas financeiras daqueles que passam por furto ou roubo. “Amanhã já estará disponível nas lojas de aplicativos”, complementou Paulo Pimenta.
Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, destacou a eficácia do Celular Seguro ao afirmar que os celulares roubados se tornarão “um pedaço de metal inútil” após o bloqueio. “Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou Cappelli, ressaltando a agilidade e abrangência do novo sistema de segurança móvel.