O Hamas liberou mais 12 reféns, enquanto Israel libertou 30 palestinos nesta terça-feira (28), marcando o quinto dia de uma trégua estendida de seis dias entre as partes envolvidas na guerra de Gaza. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) confirmou a transferência dos 12 reféns de Gaza, e as Forças de Defesa de Israel anunciaram que os prisioneiros estavam agora em território israelense.
Esses reféns faziam parte do grupo de aproximadamente 240 pessoas capturadas pelo Hamas durante um ataque ao sul de Israel em 7 de outubro. Israel alega que 1.200 pessoas foram mortas nesse incidente. Em retaliação, os bombardeios israelenses na Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas, resultaram na morte de mais de 15 mil habitantes, de acordo com autoridades de saúde locais.
Imagens transmitidas pela Al Jazeera mostraram um ônibus com palestinos deixando a prisão israelense de Ofer, na Cisjordânia ocupada. Israel afirmou ter libertado 30 palestinos de Ofer e de um centro de detenção em Jerusalém, contradizendo a informação anterior sobre 15 mulheres e 15 adolescentes.
O acordo que permitiu essa trégua, a primeira em sete semanas de combates intensos, deveria expirar nesta terça-feira, mas ambas as partes concordaram em estender a pausa. O Catar, que está mediando o conflito, informou que os reféns israelenses libertados incluíam nove mulheres e um menor.
Os números totais de reféns liberados pelo Hamas desde o início da trégua chegam a 81, dos quais 60 são israelenses, todos mulheres e crianças, e 21 são cidadãos estrangeiros, muitos deles trabalhadores agrícolas tailandeses. Israel já havia soltado 150 prisioneiros antes da última libertação, com a ONU expressando preocupação sobre a arbitrariedade de algumas dessas detenções.
Enquanto as forças israelenses e os combatentes do Hamas mantiveram em grande parte o cessar-fogo nesta terça-feira, três explosivos foram detonados no norte da Faixa de Gaza, violando os termos da trégua. Em resposta a um dos ataques, os militares israelenses abriram fogo, resultando em ferimentos leves para vários soldados.