Governo brasileiro elabora nova lista para repatriar brasileiros e parentes da Faixa de Gaza

Itamaraty confirma envio de lista com 86 pessoas ao Egito e Israel para autorizar saída do enclave palestino

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

O governo brasileiro, por meio do Itamaraty, elaborou uma nova lista com 86 pessoas, entre brasileiros e parentes de brasileiros, que desejam sair da Faixa de Gaza e retornar ao Brasil. A informação foi confirmada nesta terça-feira (21) pelo Ministério das Relações Exteriores. Segundo o Itamaraty, a lista já foi enviada ao Egito e Israel para que autorizem a saída dessas pessoas do enclave palestino.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Após o resgate dos 32 brasileiros que estavam em Gaza no dia 14 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo trabalharia para trazer todos os nacionais e seus parentes que desejassem sair do local. O Itamaraty destacou que não há prazo para a saída dessas pessoas de Gaza, devido à existência de outras listas de nacionais de outros países que ainda não obtiveram autorização para sair do local.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A saída de estrangeiros tem sido realizada gradualmente, com cerca de 600 autorizações por dia, salvo interrupções na fronteira de Rafah, que liga Gaza ao Egito. O embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, explicou que a saída de pessoas da Faixa de Gaza é autorizada após uma análise dos serviços de segurança dos países envolvidos nas negociações, incluindo Egito, Israel, Gaza, Estados Unidos e Catar, que atuam como intermediários do conflito.

No entanto, a família do brasileiro resgatado de Gaza, Hasan Rabbe, desistiu de deixar o local devido a ameaças recebidas, tanto no Brasil quanto em Gaza. Hasan, que tem sido vítima de ameaças desde que chegou ao Brasil, relatou que sua família em Gaza também tem recebido ameaças, levando-os a desistir de vir para o Brasil.

A Operação Voltando em Paz, do governo federal, organizou dez voos da região do conflito para repatriar brasileiros e familiares, totalizando 1.477 pessoas e 53 animais domésticos. Os voos partiram de Tel-Aviv, em Israel, e de Amã, na Jordânia, repatriando pessoas do território palestino da Cisjordânia ocupada. O último grupo, composto por 32 pessoas, deixou a Faixa de Gaza após mais de um mês de tensão e angústia.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!