Estudantes e ex-alunos com dívidas do Fies podem renegociar com até 99% de desconto

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

A partir desta terça-feira (7), estudantes e ex-alunos com dívidas pendentes junto ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm uma nova chance de regularizar sua situação financeira. As agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil estão disponibilizando a possibilidade de renegociação, com descontos de até 99% no valor consolidado da dívida. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), mais de 1,2 milhão de inadimplentes podem se beneficiar dessas condições.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O montante a ser renegociado, de acordo com o MEC, chega a impressionantes R$ 54 bilhões. A boa notícia é que as novas condições de pagamento não se restringem apenas aos devedores em atraso; qualquer pessoa que possui contrato no Fies, inclusive aquelas que estão em dia com os pagamentos, pode aproveitar essas vantagens.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Para entender as condições oferecidas, a nova regulamentação do Fies estabelece termos mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos assinados até o final de 2017 e que possuam débitos vencidos e não pagos. Dependendo da situação, os descontos podem chegar a até 99% do valor consolidado da dívida, especialmente para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). No entanto, mesmo os demais estudantes podem obter descontos de até 77%.

Aqueles que possuem débitos vencidos e não pagos há mais de 90 dias até 30 de junho de 2023 podem optar por liquidação à vista, com desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente. Ou ainda, parcelar o valor em até 150 meses, com desconto de 100% dos encargos, mantendo as demais condições do contrato.

Já os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023, que estejam inscritos no CadÚnico ou tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021, podem obter desconto de até 99% no valor consolidado da dívida por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.

Por fim, estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 e que não se enquadrem nas condições anteriores podem garantir um desconto de até 77% no valor consolidado da dívida, também por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!