A vereadora de Arcoverde, Zirleide Monteiro (PTB), causou um grande tumulto ao fazer comentários insensíveis sobre mães de crianças com deficiência durante uma sessão plenária na última segunda-feira (30). Sua afirmação de que uma mãe teria um filho com deficiência como um “castigo de Deus” gerou repúdio nacional.
“Não preciso citar o nome da cidadã, que o castigo de Deus ele dá aqui em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio para sofrer”, disse a parlamentar. “Qualquer ensinamento que a gente passa nessa vida serve como ensinamento para qualquer um, para que a gente não destrate outras pessoas com a chacota que ela fez durante o fim de semana. Quem faz aqui paga aqui mesmo”, completou.
As palavras da vereadora foram recebidas com choque e indignação, levando o presidente da Casa, o vereador Wevertton Siqueira (Podemos), a manifestar seu repúdio. “Eu quero lhe fazer um pedido, em forma de respeito com todas as mães que têm um filho deficiente. Acho que a senhora foi muito infeliz em suas palavras em dizer que o filho de uma mãe veio deficiente porque é um castigo de uma pessoa ser ruim ou ser boa”, disse ele. “Eu acredito que a senhora foi muito infeliz. Eu quero pedir desculpa, em nome da vereadora Zirleide, como presidente, a todas as mães que têm um filho deficiente aqui em Arcoverde, em Pernambuco e em todo o Brasil”, finalizou.
Após a repercussão negativa, o Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos das Pessoas com Autismo (IBDTEA), representado por seus advogados, anunciou que está tomando medidas para abrir um processo administrativo disciplinar contra a vereadora, buscando a cassação de seu mandato.
A Associação das Pessoas com Deficiência de Salgueiro e Sertão Central também emitiu uma nota de repúdio, afirmando que a vereadora deve se retratar. A entidade afirmou: “porque nosso segmento merece respeito, nós não podemos passar por esse tipo de constrangimento em pleno século XXI”.
Diante da pressão e do descontentamento generalizado, Zirleide Monteiro emitiu uma nota de desculpas à imprensa, reconhecendo seu erro e pedindo perdão. Na nota, a vereadora enfatizou seu histórico de defesa das pessoas com deficiência e suas ações em prol desse grupo. Ela se comprometeu a trabalhar para evitar barreiras ou limitações que prejudiquem ou dificultem a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade.
A polêmica declaração da vereadora continua a gerar discussões sobre o respeito e a sensibilidade no tratamento das pessoas com deficiência e destaca a importância do debate sobre inclusão e igualdade.
Minha filhinha muito amada é AUTISTA, queremos a JUSTIÇA da TERRA dos homens de TOGA cair sobre ZIRLEIDE MONTEIRO, essa INFELIZ das PROFUNDEZAS.
NOTA OFICIAL da Câmara de Arcoverde só fará FOMENTAR mais ainda a INJUSTIÇA, Zirleide MONTEIRO tem que ser PUNIDA exemplarmente desse HORRENDO e MALIGNO CRIME. Aqui se faz, aqui se paga, essa noiva de SATANÁS tem que ser CASSADA, PROCESSADA e PRESA!!!