A Universidade Estadual do Ceará (Uece) está com inscrições abertas até o dia 13 de outubro para o Vestibular 2024.1, promovido pela Comissão Executiva do Vestibular (CEV). Este processo seletivo oferece 2.820 vagas em diversos cursos, distribuídas entre a capital Fortaleza e as unidades no interior do estado. A grande novidade deste ano é a oferta do curso de direito em Fortaleza, no campus Itaperi, com 40 vagas noturnas.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site www.cev.uece.br. Os candidatos têm até às 23h59min do dia 13 de outubro para gerar a ficha eletrônica de inscrição e o Documento de Arrecadação Estadual (DAE), que deverá ser pago até o dia 16 de outubro de 2023. A taxa de inscrição é de R$ 160, com a possibilidade de pagamento em rede bancária ou em estabelecimentos credenciados.
A Uece oferece um amplo leque de cursos em suas unidades, tanto na capital quanto no interior, com 1.278 vagas destinadas aos cursos de Fortaleza e 1.542 vagas para as unidades do interior, presentes nos municípios de Quixadá, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Iguatu, Crateús, Tauá, Mombaça, Aracati e Canindé.
O Vestibular 2024.1 será realizado em duas fases. A primeira etapa acontecerá no dia 19 de novembro de 2023, um domingo, e consistirá em uma Prova de Conhecimentos Gerais de múltipla escolha, abrangendo áreas como Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História e Sociologia), Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Física, Matemática e Química), e Linguagens e Códigos (Educação Física, Língua Estrangeira – Espanhol, Francês ou Inglês – e Língua Portuguesa).
A segunda fase ocorrerá nos dias 17 e 18 de dezembro, um domingo e uma segunda-feira, respectivamente. Nesta fase, os candidatos realizarão quatro provas, sendo uma de Redação e três específicas de acordo com o curso de sua escolha.
A Uece também adota o sistema de cotas, destinando 50% das vagas para estudantes que cumpram dois requisitos: ter concluído os três anos do ensino médio em escolas públicas municipais ou estaduais no estado do Ceará e pertencer a famílias com renda mensal bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, com comprovação necessária.
Os interessados em ingressar na Uece têm uma oportunidade única de se preparar para o processo seletivo, que representa uma porta de entrada para uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do estado do Ceará.
Para mais informações e detalhes sobre os cursos oferecidos, acesse o site da CEV (www.cev.uece.br) e não deixe de se inscrever até o dia 13 de outubro para concorrer a uma vaga na Uece.