Neste sábado (19), o Ministério do Trabalho e Emprego dá início à fase de testes do tão aguardado sistema FGTS Digital, marcando uma mudança significativa no processo de envio de informações sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A substituição do atual sistema Conectividade Social/Caixa promete simplificar as obrigações das empresas e agilizar procedimentos.
Avanços tecnológicos rumo à eficiência
A implementação do FGTS Digital, programada para janeiro de 2024, é um marco que trará avanços substanciais para o cumprimento das obrigações relativas ao FGTS. Atualmente, as empresas gastam em média 34 horas por mês preenchendo informações no sistema existente. Com a chegada do FGTS Digital, espera-se uma redução desse tempo para aproximadamente 25 horas, graças à integração de dados provenientes do eSocial.
Vantagens evidentes
O Ministério do Trabalho e Emprego destaca diversos benefícios resultantes da adoção do FGTS Digital. A eliminação de burocracia e custos adicionais, juntamente com a redução de despesas, são alguns dos aspectos positivos esperados. A transição para o sistema digital também promete automatizar procedimentos, proporcionando agilidade aos processos que envolvem o FGTS.
Preparação para a mudança
Para garantir que as empresas estejam prontas para a nova maneira de envio, a Secretaria de Fiscalização do Trabalho iniciará um processo de capacitação a partir deste sábado até o final do ano. Nesta primeira fase de testes, as empresas do Grupo I do eSocial, cujo faturamento não ultrapasse R$ 78 milhões, poderão participar, abrangendo um total de cerca de 20 milhões de empresas.
A partir de 16 de setembro, a capacitação será estendida às demais empresas, oferecendo a oportunidade de ajustar processos internos e garantir a exatidão das declarações de cálculo do FGTS nas folhas de pagamento do eSocial.
Integração e simulação
Em relação à implementação do FGTS Digital, um momento chave ocorrerá neste sábado, com uma parada de quatro horas no sistema eSocial para a integração com o novo sistema. Posteriormente, o sistema estará disponível para empresas do Grupo I. Todas as empresas terão até 10 de novembro para finalizar os testes, com a análise da correção dos dados ocorrendo até o final do ano. É importante notar que os dados gerados no FGTS Digital durante esse período serão considerados simulações, sendo válidos apenas os dados informados a partir de 1º de janeiro.
Acesso simplificado
Para acessar o FGTS Digital, os empregadores podem utilizar o link fornecido, utilizando a senha do gov.br (prata ou ouro) ou certificado digital, iniciando o treinamento necessário para operar a nova plataforma.
Revitalização do FGTS
O FGTS Digital representa um conjunto integrado de sistemas destinados a gerenciar os vários processos relacionados ao FGTS. O objetivo é oferecer soluções processuais e tecnológicas que facilitem o cumprimento dessas obrigações, garantindo a individualização dos valores devidos aos trabalhadores em suas contas vinculadas. O sistema também permitirá a gestão, controle e automatização dos procedimentos de restituição e/ou compensação de valores pagos indevidamente, proporcionando maior facilidade aos empregadores.
Através do FGTS Digital, as empresas terão acesso a uma série de funcionalidades, incluindo emissão de guias, consulta de extratos de pagamentos realizados, individualização dos extratos de pagamento, verificação de débitos em aberto e pagamento da multa indenizatória com base nas remunerações de todo o período trabalhado. Com a sua implementação, o FGTS Digital promete simplificar, agilizar e otimizar o processo de envio de informações, beneficiando tanto as empresas quanto os trabalhadores.