Anvisa aprova mudanças na rotulagem de medicamentos para garantir maior clareza e segurança

Novas diretrizes buscam facilitar a compreensão dos consumidores, evitar erros de medicação e promover o uso correto dos remédios

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou recentemente a aprovação de medidas significativas na rotulagem de medicamentos, visando aprimorar a clareza das informações contidas nas embalagens, fortalecer a segurança do paciente e promover a utilização adequada dos remédios. As alterações representam um passo importante no aprimoramento da comunicação entre os consumidores e os produtos farmacêuticos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Uma das mudanças mais notáveis é a disposição mais acessível e visível das informações essenciais dos medicamentos de venda livre, ou seja, aqueles que não exigem prescrição médica. A classe terapêutica e a indicação do medicamento serão agora destacadas na parte frontal das embalagens, facilitando a visualização e compreensão por parte dos consumidores. Além disso, a quantidade total do medicamento também será apresentada na face frontal da embalagem, auxiliando os cidadãos na comparação de preços de diferentes produtos. É importante ressaltar que essas alterações foram cuidadosamente planejadas para não comprometer a compreensão das informações cruciais relacionadas ao uso seguro dos medicamentos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Outra inovação introduzida pela Anvisa é a adoção obrigatória da técnica de Tall Man Lettering (TML) nos rótulos de medicamentos destinados ao uso restrito em ambientes hospitalares, clínicas, ambulatórios, serviços de atenção domiciliar e outras unidades de saúde. Essa técnica envolve a escrita de parte do nome do medicamento em letras maiúsculas, reduzindo o risco de erros de medicação decorrentes de confusões entre princípios ativos com semelhanças fonéticas ou ortográficas. A Anvisa destaca que essa abordagem contribuirá significativamente para a minimização desses erros, resultando em um ambiente de assistência médica mais seguro e confiável.

No âmbito das relações com o governo federal, a Anvisa determinou a substituição das frases que fazem referência à “venda sob prescrição” em medicamentos vendidos ao governo. Agora, essas frases serão substituídas por “Uso sob prescrição” e “Uso sob prescrição e retenção de receita”, o que contribuirá para uma compreensão mais clara e consistente das restrições de uso desses produtos.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!