A seleção brasileira masculina de futebol enfrentou uma derrota por 4 a 2 diante de Senegal em um amistoso realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa (Portugal), nesta terça-feira (20). Essa partida ocorreu logo após a equipe conquistar sua primeira vitória desde a Copa do Mundo do Catar, que ocorreu no final de 2022, e marcar a primeira vitória sob o comando do técnico interino Ramon Menezes no último sábado (17), com uma goleada de 4 a 1 sobre Guiné.
Esse revés trouxe à memória um doloroso episódio, pois a última vez em que a seleção brasileira masculina sofreu quatro gols em uma única partida foi na histórica derrota de 7 a 1 para a Alemanha, que resultou em sua eliminação na Copa do Mundo de 2014, disputada em solo brasileiro.
Os primeiros minutos do jogo deram a impressão de que o Brasil não enfrentaria dificuldades para superar a equipe de Senegal, já que aos 10 minutos, a equipe de Ramon Menezes abriu o placar com uma bela jogada. Vinicius Junior recebeu um lançamento longo na direita e aproveitou o espaço para avançar até a área, onde cruzou na medida para Lucas Paquetá marcar de cabeça.
No entanto, a vantagem não durou muito, pois aos 21 minutos, Joelinton afastou mal uma bola levantada na área brasileira e Diallo aproveitou para pegar de primeira e superar o goleiro Ederson. A partir desse momento, o jogo ficou aberto.
Enquanto o Brasil começou o primeiro tempo com mais eficiência, Senegal foi mais letal na etapa final. Aos 6 minutos, Mané dominou próximo à área e levantou para Sarr, que desviou de cabeça. Marquinhos tentou cortar, mas acabou marcando contra. Três minutos depois, Mané novamente se destacou, dessa vez dominando a bola na grande área e acertando um chute curvo para marcar um golaço no ângulo.
Com determinação, a seleção brasileira conseguiu descontar aos 12 minutos com Marquinhos em um lance esquisito, mas a vitória ficou mesmo com a equipe africana, que encerrou o confronto com outro gol de Mané, dessa vez em uma cobrança de pênalti já nos acréscimos.
Após os jogos da Data Fifa de junho, a seleção brasileira só voltará a entrar em campo em setembro, quando iniciará sua trajetória nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Sabe-se que o Brasil estreará contra a Bolívia, porém a dúvida persiste: quem será o comandante da equipe canarinho nessa oportunidade.