Operação Hemera: Polícia Civil prende trio suspeito de golpes de estelionato usando nome do Detran-CE

Operação Hemera: Polícia Civil prende trio suspeito de golpes de estelionato usando nome do Detran-CE

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

No início desta sexta-feira (26), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) coordenou a “Operação Hemera”, que resultou na prisão de dois homens e uma mulher suspeitos de integrar um grupo criminoso especializado em golpes de estelionato e lavagem de dinheiro. Os indivíduos utilizavam o nome do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) para cometer as fraudes. A operação abrangeu os estados do Ceará, Piauí e São Paulo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A ação foi conduzida pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), unidade especializada da PC-CE ligada ao Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), após o recebimento de uma denúncia registrada pelo próprio Detran-CE. Segundo as investigações, os dois homens presos, identificados como Ricky Wesley Jorge dos Santos, de 36 anos, e Francisco Gomes da Silva Neto, aproximavam-se de potenciais compradores, alegando trabalhar em nome do Detran-CE, e ofereciam veículos com preços abaixo do mercado. A justificativa para o valor baixo era que os carros e motocicletas de luxo eram provenientes de leilões do Departamento. Uma vez conquistada a confiança dos compradores com as primeiras aquisições, eles informavam sobre um lote maior de veículos, como Evoque, Hilux ou Corolla, por exemplo. Para realizar a compra, as vítimas deveriam depositar o valor total do lote. No entanto, após o depósito, os veículos não eram entregues aos compradores.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Assim que o Detran tomou conhecimento da situação, acionou a Polícia Civil, que iniciou um procedimento investigativo com diligências e oitivas relacionadas à denúncia. Com as informações coletadas, foram solicitados mandados de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar à Justiça, os quais foram deferidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas. A execução dos mandados contou com o apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo e da Polícia Civil do Piauí, nas cidades de Bom Jesus dos Perdões e Uruçuí, respectivamente. No Ceará, a PC-CE capturou Mayana Viana Germano, de 21 anos, na cidade de Madalena, pertencente à Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do estado. Durante a prisão, também foram encontradas munições de calibre .380, resultando em um flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Ao longo da operação da PC-CE, foram apreendidos celulares, documentos de veículos, cópias de contratos de compra e venda de veículos, uma motocicleta e um veículo Jeep Renegade. Além das prisões e apreensões, as contas-correntes dos investigados foram bloqueadas e houve a quebra de sigilo bancário e fiscal. Com essas medidas, a Polícia Civil do Ceará realizará uma análise com o objetivo de identificar outros possíveis integrantes do grupo criminoso.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!