O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu autorização para contratar mil técnicos de seguro social aprovados no último concurso público da instituição. A medida foi oficializada nesta segunda-feira (12), por meio de publicação no Diário Oficial da União.
A liberação da nomeação foi celebrada pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, nas redes sociais. O ministro afirmou: “Estamos avançando e, com este novo reforço, vamos trabalhar para restabelecer a dignidade dos brasileiros que procuram a Previdência Social.”
O processo de contratação, que prevê a nomeação de servidores de acordo com as vagas disponíveis, teve sua assinatura realizada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos na última quarta-feira (7).
Confira a distribuição das vagas por estados:
- Acre: 10 vagas
- Alagoas: 13 vagas
- Amapá: 11 vagas
- Amazonas: 57 vagas
- Bahia: 51 vagas
- Ceará: 25 vagas
- Distrito Federal: 8 vagas
- Espírito Santo: 11 vagas
- Goiás: 14 vagas
- Maranhão: 24 vagas
- Mato Grosso: 22 vagas
- Mato Grosso do Sul: 14 vagas
- Minas Gerais: 122 vagas
- Pará: 58 vagas
- Paraíba: 16 vagas
- Paraná: 32 vagas
- Pernambuco: 31 vagas
- Piauí: 10 vagas
- Rio de Janeiro: 192 vagas
- Rio Grande do Norte: 16 vagas
- Rio Grande do Sul: 48 vagas
- Rondônia: 20 vagas
- Roraima: 12 vagas
- Santa Catarina: 30 vagas
- Sergipe: 6 vagas
- Tocantins: 13 vagas
- São Paulo: 137 vagas
Os técnicos de seguro social nomeados serão contratados com um salário inicial de R$ 5.905,79 e terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. A medida visa fortalecer o quadro de servidores do INSS e melhorar o atendimento aos cidadãos que buscam os serviços previdenciários.