Noite desta quinta-feira (1º) marcou uma importante medida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação ao auxílio gás. Por meio de um decreto, o presidente garantiu o pagamento de um adicional de 50% no auxílio gás até o fim do ano. Essa medida foi incluída na Medida Provisória que retomou o programa Bolsa Família, aprovada hoje no Senado.
Desde janeiro, o governo já havia previsto o pagamento do valor extra por meio de uma medida provisória, que entrou em vigor imediatamente. No entanto, essa medida precisava ser aprovada pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias para continuar em vigor. Infelizmente, a MP nem chegou a ser analisada pelo Congresso e perdeu a validade. Porém, os parlamentares tomaram a iniciativa de incorporar a previsão do adicional na MP do Bolsa Família, que agora aguarda a sanção do presidente Lula.
O auxílio gás tem como objetivo auxiliar as famílias de baixa renda na compra do gás de cozinha. Com o novo decreto, cada família receberá metade do valor de um botijão de 13kg de GLP como auxílio. Como o auxílio normal e o adicional são iguais, ou seja, metade do valor, as famílias receberão o equivalente à média de um botijão. Os pagamentos serão realizados a cada dois meses, proporcionando um suporte financeiro essencial para as famílias vulneráveis.