Petrobras adota nova estratégia de precificação de combustíveis

Empresa não se baseará mais nos preços de importação

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Na última segunda-feira (15), a Diretoria Executiva da Petrobras aprovou sua nova estratégia comercial para a definição de preços de diesel e gasolina. Essa decisão marca o fim da subordinação dos valores aos preços de paridade de importação, adotando referências de mercado baseadas no custo alternativo do cliente e no valor marginal para a Petrobras.

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De acordo com a empresa, o custo alternativo do cliente considera as alternativas de suprimento oferecidas por fornecedores que oferecem produtos semelhantes ou substitutos. Por sua vez, o custo marginal da Petrobras é baseado nas diversas opções disponíveis para a empresa, incluindo produção, importação e exportação do produto.

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As premissas da nova estratégia, conforme divulgado em nota pela empresa, incluem preços competitivos por polo de venda, uma participação “ótima” da Petrobras no mercado, otimização dos ativos de refino e busca de rentabilidade sustentável.

“Nosso modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região, a otimização dos nossos ativos de refino e a rentabilidade de maneira sustentável”, afirmou Claudio Schlosser, diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, de acordo com a nota divulgada pela empresa.

A nova política comercial também visa evitar repasses da volatilidade dos preços internacionais e do câmbio para os consumidores brasileiros. Os reajustes continuarão sendo realizados, mas sem uma periodicidade definida.

“A precificação competitiva mantém também um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico. A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com a sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando sua atuação em equilíbrio com o mercado, ao passo que entrega aos seus clientes maior previsibilidade por meio da contenção de picos súbitos de volatilidade”, destaca a nota.

As decisões sobre os preços continuarão sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.

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