Na última segunda-feira (15), a Diretoria Executiva da Petrobras aprovou sua nova estratégia comercial para a definição de preços de diesel e gasolina. Essa decisão marca o fim da subordinação dos valores aos preços de paridade de importação, adotando referências de mercado baseadas no custo alternativo do cliente e no valor marginal para a Petrobras.
De acordo com a empresa, o custo alternativo do cliente considera as alternativas de suprimento oferecidas por fornecedores que oferecem produtos semelhantes ou substitutos. Por sua vez, o custo marginal da Petrobras é baseado nas diversas opções disponíveis para a empresa, incluindo produção, importação e exportação do produto.
As premissas da nova estratégia, conforme divulgado em nota pela empresa, incluem preços competitivos por polo de venda, uma participação “ótima” da Petrobras no mercado, otimização dos ativos de refino e busca de rentabilidade sustentável.
“Nosso modelo vai considerar a participação da Petrobras e o preço competitivo em cada mercado e região, a otimização dos nossos ativos de refino e a rentabilidade de maneira sustentável”, afirmou Claudio Schlosser, diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, de acordo com a nota divulgada pela empresa.
A nova política comercial também visa evitar repasses da volatilidade dos preços internacionais e do câmbio para os consumidores brasileiros. Os reajustes continuarão sendo realizados, mas sem uma periodicidade definida.
“A precificação competitiva mantém também um patamar de preço que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento Estratégico. A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com a sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando sua atuação em equilíbrio com o mercado, ao passo que entrega aos seus clientes maior previsibilidade por meio da contenção de picos súbitos de volatilidade”, destaca a nota.
As decisões sobre os preços continuarão sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.