Cheques mais seguros: novas medidas entram em vigor a partir de outubro

Uso do nome social poderá ser solicitado em talões bancários.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
2 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

A partir do dia 2 de outubro, os cheques adotarão um novo padrão, anunciou o Banco Central. A medida tem como objetivo modernizar e dar mais segurança ao uso deste instrumento de pagamento, dificultando a falsificação de cheques.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Uma das principais mudanças é a transferência de regulação do modelo-padrão dos cheques para as instituições financeiras, que terão que comunicar ao BC com 30 dias de antecedência qualquer ajuste que fizerem. No entanto, não são esperadas mudanças significativas, já que isso representaria custos elevados de adaptação.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Outra novidade é a possibilidade de uso do nome social nas folhas do talão de cheque, assim como já acontece com o Pix. Para isso, basta o usuário entrar em contato com o banco.

O BC deixará de ser membro permanente do Grupo Consultivo Para Assuntos de Compensação, o Grupo Compe, instituído para opinar sobre questões relativas ao serviço de compensação de cheques. O BC terá agora papel de observador no colegiado, participando de reuniões e atividades apenas quando for necessário.

Apesar de os cheques serem cada vez menos utilizados, com uma redução de 97% em 27 anos, o BC registrou movimentação de R$ 667 bilhões pela modalidade em 2021 e R$ 666 bilhões em 2022.

Para mais informações sobre as mudanças que entrarão em vigor em outubro, acesse o site do BC.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!