A partir de 2021, jovens que completaram 15 anos podem solicitar o título de eleitor, mesmo que só possam votar a partir dos 16 anos. Isso está de acordo com a Constituição Federal, que estabelece que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para jovens de 16 e 17 anos, mas obrigatórios a partir dos 18 anos.
Para solicitar o título de eleitor, o jovem pode acessar o sistema on-line TítuloNet e preencher todos os campos com seus dados pessoais, incluindo um comprovante de residência e fotografias para comprovação de identidade. Além disso, é possível ir ao cartório eleitoral do município. É importante lembrar que o alistamento eleitoral deve ser feito até a data de fechamento do cadastro, que ocorre sempre no mês de maio do ano em que houver eleição.
Segundo a secretária da Corregedoria-Geral Eleitoral, Roberta Gresta, a realização do alistamento aos 15 anos estimula o jovem a participar da comunidade política brasileira e a ser responsável pelo fortalecimento da democracia.
Após o processamento dos dados, o jovem pode baixar o aplicativo e-Título e utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel, inclusive em futuras votações. A próxima eleição no Brasil será em 2024 para eleger prefeitos e vereadores de mais de 5.550 municípios.