Professores do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foram convidados pelas Prefeituras de Itapipoca e de Maracanaú para discutir estratégias de prevenção a possíveis acidentes naturais. O encontro, realizado no final de março e início de abril, teve como objetivo desenvolver um projeto-piloto para mapeamento e categorização de áreas de risco sujeitas a deslizamentos e inundações.
O projeto será realizado por uma equipe multidisciplinar, que utilizará técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto para identificar o grau de risco das áreas e propor medidas de mitigação. De acordo com o vice-coordenador do ProPGeo, professor Davis de Paula, a ideia é que o projeto seja um modelo para outras cidades do estado.
Durante as reuniões, os pesquisadores discutiram o tema com os coordenadores da Defesa Civil de Itapipoca, Claúdio Brito, e de Maracanaú, Hermano do Nascimento. Segundo os participantes do encontro, a parceria entre a universidade e as prefeituras é fundamental para garantir a segurança da população e evitar tragédias causadas por desastres naturais.