As equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) recolheram 112 animais que se encontravam abandonados às margens das rodovias estaduais (CEs) durante o período do Carnaval. As apreensões ocorreram entre os dias 17 e 22 de fevereiro e tiveram como objetivo garantir a segurança viária, preservando as vidas dos próprios animais e condutores que trafegam pelas estradas.
A maioria das espécies recolhidas foram de asininos, conhecidos como jumentos (63), seguidos por bovinos (26), equinos (7), muares (7), caprinos (6) e ovinos (3). Após retirados das vias, os animais são encaminhados a pontos de apoio, em currais localizados nas regionais do Detran-CE.
Caso a retirada dos animais não aconteça no prazo de sete dias úteis, estes são encaminhados para serem criados na Fazenda do Detran-CE, localizada no município de Santa Quitéria, distante 226 km de Fortaleza, onde são pesados, medicados, alimentados e vacinados.
Animais, como bovinos e caprinos, que são apropriados para consumo humano, e que são considerados abandonados por seus tutores, são encaminhados a instituições filantrópicas, previamente cadastradas, de Fortaleza e do Interior, em uma ação social proposta pelo Detran-CE, conforme a Lei Estadual n° 13.045/2000.
Denuncie
Ao visualizar animais soltos nas imediações das CEs, é possível denunciar, através do número (85) 3101-4782, de 8h às 17h, ou pelo 190, em que a Polícia Militar do Ceará acionará as equipes do Detran-CE para o devido recolhimento. O trabalho é feito por equipes especializadas, que percorrem até 450 km por dia, e utilizam 14 caminhões de transporte, além dos equipamentos necessários para a execução do procedimento, com segurança.