Itapipoca ganhará sala pública multiuso de cinema e ações formativas em audiovisual

O novo espaço deve ser inaugurado em junho deste ano.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
4 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

A cidade de Itapipoca será contemplada com uma sala pública de cinema. A iniciativa integra as ações do programa CINE+: cultura, educação e sustentabilidade e consiste em democratizar a arte a partir da implementação de salas cinematográficas multiuso em diversos municípios brasileiros. O lançamento da pedra fundamental da obra ocorrerá na próxima segunda-feira (27).  O novo espaço deve ser inaugurado em junho deste ano.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A cerimônia vai contar com as presenças do prefeito de Itapipoca, Felipe Souza Pinheiro, de representantes da Secretaria da Cultura do Ceará e da Enel, além dos diretores da Quitanda Soluções Criativas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A sala, com capacidade para 100 lugares, trará uma programação voltada para filmes autorais brasileiros ligados principalmente aos direitos humanos e à educação. O mais novo espaço de lazer e cultura da cidade será construído na rua Dom Aureliano Matos, ao lado da Biblioteca Pública Rita Aguiar Barbosa, em frente à praça Perilo Teixeira, no Centro da Cidade. O prédio já foi sede da delegacia de Itapipoca. O local foi viabilizado para garantir o acesso de todos, com rampas, piso podotátil, guarda corpo e sinalização para favorecer o livre deslocamento.

Para além de exibição cinematográfica, o CINE+ será um espaço multiuso, atendendo a comunidade em ações formativas e apresentações das mais diversas linguagens artísticas, e uma área de conveniência externa, com banheiros, lanchonetes e pipoqueira.

O programa também promoverá uma capacitação técnica e artística para 10 jovens do município, que serão formados em Exibição Cinematográfica Independente. A seleção desses jovens será feita pelas prefeituras locais e a capacitação terá duração de seis meses. O contrato com a prefeitura prevê que o espaço seja operado por jovens formados pelo programa durante, pelo menos, quatro anos. Também prevê que continue sendo um cinema durante 10 anos.

“Muitas cidades precisam desse equipamento para as suas estratégias de desenvolvimento e promoção da cidadania cultural”, destaca Paulo Feitosa, CEO da Quitanda Soluções Criativas. “O que a gente está propondo não é somente um cinema, mas um equipamento cultural mais complexo, com funções que vão além da exibição de filmes, e que está conectado com outros usos, outras possibilidades”, completa.

Segundo Viana Júnior, secretário executivo da Cultura de Itapipoca, o município é carente de equipamentos culturais públicos e, por isso, CINE+ impactará não só no território de Itapipoca, mas em toda a região. “Itapipoca é uma cidade que produz, há muitos anos, obras audiovisuais com um vasto repertório, mas por falta de equipamentos e estrutura, não é potencializado na cidade. O cinema irá suprir uma lacuna histórica e necessária na cidade e região, potencializando as produções locais, capacitando os agentes culturais e democratizado a arte e cultura no interior cearense”, enfatiza.

O CINE+ é uma realização da Quitanda Soluções Criativas, do Instituto BR e da Marco Zero, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca, através da Secretaria da Cultura e do Edital Viva Cinema, produção executiva da Cinco Elementos e apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Agradecimento: Enel.

SERVIÇO

Lançamento da pedra fundamental do CINE+ em Itapipoca

Data: 27 de fevereiro de 2023

Horário: 16h

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Local: Biblioteca Pública Municipal Rita Aguiar Barbosa (Rua Dom Aureliano Matos, 220 – Centro, Itapipoca – CE, 62500-000)

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!