Corpo de Bombeiros realiza treinamento de salvamento aquático na Praia da Baleia, em Itapipoca

O treinamento foi dividido em instrução teórica e prática, com ênfase nas técnicas básicas de resgate de afogados e os primeiros socorros a serem aplicados.

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

o Corpo de Bombeiros Militar, por intermédio da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros realizou um treinamento de salvamento aquático na Praia da Baleia, em Itapipoca.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Nesse sentido, o Quartel da 5ª Companhia do 3º Batalhão, unidade responsável pela Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17). Como também, no período do Carnaval, além dos serviços de combate a incêndio e salvamento, também atuará com equipes de guarda vidas. Assim como, além da Praia da Baleia, em Itapipoca, nas cidades de Acaraú, Itarema e Amontada.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em outras palavras, vinte bombeiros militares de Itapipoca (5ªCia | 3º BBM) participaram do treinamento ministrado pela 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento, onde os instrutores foram: 1º tenente Theóphilo, soldado Da Paz, soldado J. Martins, soldado Jackson, soldado Luciano e soldado Ismael.

O treinamento básico de salvamento aquático

Da mesma forma, o treinamento foi dividido em instrução teórica e prática, com ênfase nas técnicas básicas de resgate de afogados e os primeiros socorros a serem aplicados.

De acordo com o Comandante do Comando de Bombeiros do Interior (CBI) que participou da instrução, “enfatizo que o treinamento tem como objetivo instruir, conscientizar e capacitar os profissionais quanto às atividades voltadas para o salvamento aquático, conforme preconizam as normas regulamentadoras e técnicas, visando garantir a saúde e segurança de todos os envolvidos durante os procedimentos”, tenente-coronel  Francisco Gledson Barbosa Rodrigues.

Prevenção

Sob o mesmo ponto de vista, o Comandante da 5ª Cia | 3º BBM, “ressalto que a maior parte dos afogamentos ocorrem com pessoas que ignoram os riscos, não respeitam limites pessoais ou desconhecem como agir; é possível evitá-los com alguns cuidados”, tenente-coronel Mardens Vasconcelos.

– Seja vigilante com as crianças: Nunca as deixe sozinhas na praia ou no mar. Mantenha sempre uma distância máxima de um braço estendido; Objetos infláveis não dão segurança: Utensílios infláveis e flutuantes para usar na água, como colchões e boias, são apenas para fins de divertimento. Eles não proporcionam nenhum tipo de segurança no mar, pois eles não costumam ter cordas para prender à mão do banhista. Apenas o colete salva-vidas é seguro.

– Não entre no mar se achando um exímio nadador, grande parte dos afogamentos acontecem porque as pessoas superestimam sua capacidade de nadar no mar; Nade próximo a um posto com guarda-vidas e pergunte a ele qual o local mais seguro para o banho;

– Se for nadar, não beba; Caso tenha ingerido bebida alcoólica, não entre no mar. O álcool prejudica nossa resistência física e diminui os nossos reflexos.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!