Neste sábado, por volta das 00h30min, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 5ª Companhia do 3º Grupamento de Bombeiros, foi solicitado para resgatar uma vaca que caiu em uma cacimba, em Itapipoca.
A equipe de Busca e Resgate da 5ª Cia do 3º BBM, composta pelo ST Fonteles, SD Nogueira e SD Joel, deslocou-se, na viatura AS 57, até a localidade de Bastiões, onde o animal de aproximadamente 300 quilos, havia caído dentro de uma cacimba.
De acordo com o ST Fonteles, Comandante da equipe que atendeu a ocorrência, “se tratava de uma cacimba rasa, com no máximo 3 metros de profundidade, mas o suficiente para que a vaca ficasse presa e não conseguisse sair. A equipe que atendeu a ocorrência, então quebrou 02 anilhas da cacimba e em seguida puxou o animal para fora”, relatou o subtenente.
Apesar de estar um pouco fraco, não possuía ferimentos aparentes e ficou aos cuidados de seus tutores.
Prevenção
O CBMCE orienta que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais e crianças. Em caso de sinistro, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros via 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.
Como também, sempre se deve manter distância de animais silvestres. E, nunca procurar capturá-los, pois se estes se sentirem acuados e/ou ameaçados poderão atacar, ocasionando um problema ainda maior.
Balanço
Durante o ano de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou entre janeiro e outubro, 9.456 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, gatos, cassacos, iguanas, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2022 é superior aos anos de 2019, 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 3.926, 5.217 e 6.252 animais, respectivamente.
Com informações do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará