Representantes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) estão visitando Itapipoca para o início do Programa de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Socioambiental (PRODESA), que irá garantir 50 milhões de dólares em investimentos para o município.
Conforme o prefeito Felipe Pinheiro, na ocasião, foram realizadas reuniões de trabalho e visitas aos locais que irão receber os investimentos.
Durante o encontro, participam cinco membros executivos do banco: Cecilia Guerra, Executiva Principal – Gerência de Ação Climática e Biodiversidade Positiva; José Rafael Neto, Executivo Sénior Setor Público – Representação no Brasil; Julio Carrasco, Executivo Principal (Administração Programa) – Gerência de Desenvolvimento Urbano e Economia Criativa; Paulo Rodrigues, Executivo Principal – Gerência de Desenvolvimento Urbano, Água e Economias Criativas; e Priscila Costa, Consultora – Gerência de Infraestrutura Física e Transformação Digital.
Em agosto, o Senado Federal aprovou o empréstimo de 50 milhões de dólares para o município de Itapipoca.
Os desembolsos serão feitos até 2027. Segundo Cid Gomes, o Prodesa tem por objetivo melhorar a infraestrutura de saneamento básico, a mobilidade urbana, os espaços públicos, a educação, a saúde e a assistência social, além de fortalecer a gestão ambiental, a mitigação de gases de efeito estufa e resiliência aos eventos climáticos adversos e a inclusão social, contribuindo para o desenvolvimento econômico e socioambiental do município.