Semace volta a fazer o Cadastro Ambiental Rural de pequenos proprietários

Portal Itapipoca Portal Itapipoca
3 minuto(s) de leitura
- PUBLICIDADE -

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) voltou a atender, nesta segunda-feira (18), os pequenos proprietários rurais que não fizeram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) no prazo, encerrado dia 31 de maio. O serviço estava suspenso pelo Serviço Florestal Brasileiro, desde 1 de maio, para a atualização do sistema de coleta, armazenamento e processamento dos dados do CAR.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O atendimento da Semace é realizado de forma gratuita, com pessoal treinado, em onze postos instalados nos municípios de Crato, Brejo Santo, Tauá, Iguatu, Crateús, Limoeiro do Norte, Beberibe, Canindé, Quixeramobim, Itapipoca e Sobral. Comunidades mais afastadas do posto podem solicitar a presença de uma equipe de cadastradores do CAR no local.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O serviço é aberto a quem tem a propriedade ou posse de até quatro módulos fiscais, em um dos 109 municípios incluídos no programa de cadastramento financiado pelo Fundo Amazônia, do BNDES. Quem não tem o comprovante do CAR, fica impedido de participar dos programas do Governo de apoio à agricultura familiar.

Números

Os números globais do CAR no Ceará, referentes a propriedade de todos os tamanhos, apontam que 6,07 milhões de hectares já foram cadastrados, correspondendo a 76,4% do total ou 141.447 imóveis. De acordo com as informações prestadas pelos proprietários, foram cadastradas, até o momento, 4.047 nascentes. Em relação ao remanescente de vegetação nativa, o índice parcial é de 44,9%, percentual que sobre para 51,8%, em relação às áreas de preservação permanente, e para 57,6%, quando é área de reserva legal.

Ouça

Tereza Farias, coordenadora do CAR na Semace, informa que a autarquia está atendendo a população em seus 11 postos no interior do Ceará.

O serviço é aberto a quem tem a propriedade ou posse de até quatro módulos fiscais, em um dos 109 municípios incluídos no programa de cadastramento financiado pelo Fundo Amazônia, do BNDES. Quem não tem o comprovante do CAR, fica impedido de participar dos programas do Governo de apoio à agricultura familiar. Contudo, Tereza Farias disse que há possibilidade de ampliar este atendimento para outros municípios.

Compartilhe
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Advertisement -
Enviar mensagem
1
Fale conosco
Envia sua notícia ou denúncia para a nossa equipe de jornalismo!