Uma programação especial para crianças acontece em Itapipoca no período de 18 a 21 de agosto. É o 11º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, com espetáculos de teatro e música. Os dois primeiros dias, 18 e 19, serão dedicados às sessões exclusivas para alunos de quatro escolas do município. Já o público em geral poderá conferir, gratuitamente, as apresentações nos dias 20 e 21, na Praça da Prefeitura, a partir das 18h, onde haverá também feira e oficina para as crianças. A programação pode ser consultada no site www.festivaltic.com.br.
Nas escolas
O TIC, em todas as edições, reserva boa parte de sua programação para sessões exclusivas a alunos de escolas públicas, privadas e projetos sociais. Este ano, das 55 sessões, 32 são para escolas. É uma forma de democratizar o acesso à arte aliado a uma proposta educativo-cultural, dando a muitas crianças a oportunidade de estar em um teatro, e proporcionar momentos de alegria.
Em Itapipoca, cada escola receberá duas sessões de espetáculos do festival. No dia 18, o grupo Pavilhão da Magnólia (CE) estará na EEB Prof. Pedro Teixeira Barroso às 9h e 14h para apresentação de “Experimento – Como nascem as famílias”, um espetáculo musicado que trata sobre as novas formações familiares.
No mesmo dia, às 9h30 e 15h30, os estudantes do CEI Cláudio José Ribeiro da Costa vão conferir Zé Regino (DF), com “O Concerto – Palhaçaria para bebês”. No espetáculo, o personagem Zambelê é um palhaço andarilho. Ele brinca com objetos encontrados e descobre novas possibilidades de se relacionar com os outros, compartilhando suas descobertas e chegando a executar uma música coletivamente.
No dia seguinte (19/08), o TIC estará às 7h30 e às 9h30 no Centro Educacional Maria Magalhães Viana Azevedo com o Grupo Galhofo, que apresenta“O Galinheiro de Bragança”. A peça é inspirada no conto “A Galinha Preta” que fala com humor sobre preconceito, racismo e autoaceitação. Após as sessões haverá debate sobre o espetáculo.
A EEB Cel. Adauto Bezerra também receberá a programação do festival neste dia. Serão duas sessões, às 7h30 e às 13h30, do espetáculo “João Sortudo” da Cia Prisma. A peça é uma adaptação de um conto popular que narra as aventuras de João Sortudo, um jovem rapaz de pura inocência.
Aberto ao público
No sábado e domingo (20 e 21) a programação é para o público em geral na Praça da Prefeitura a partir das 18h. No sábado as atrações são Cia Prisma (CE) com o espetáculo “João Sortudo”; o palhaço, bonequeiro e arte-educador Zé Regino (DF) com “Carriola”; e o grupo Dona Zefinha, de Itapipoca, apresentando “O Circo sem teto da lona furada dos Bufões”, um espetáculo musical e cômico que retrata a peleja de um circo mambembe nordestino que tenta sobreviver no midiático mundo contemporâneo.
Já no domingo (21/08), a população vai conferir a esquete teatral “Bia e Luca contra o Dr. Desperdício” do Grupo Blitz, que aborda o tema da reutilização de materiais recicláveis, criado especialmente para o TIC, como resultado da parceria com a Enel. Em seguida, será exibido o espetáculo “O Galinheiro de Bragança” do Grupo Galhofo (CE). E para encerrar a programação, o público ficará com o show “Luiza Nobel para crianças”. Luiza Nobel é cantora, atriz, compositora e arranjadora musical. Em seu repertório de percussão forte e ritmo swingado, a artista passa por Reggae, Rap, RnB, Samba e Soul. Em 2020, lançou seu primeiro trabalho autoral com o lead single “Estamos Bem”.
Feira e Oficinas
Paralelo às apresentações, nos dois dias, das 17h30 às 19h, o TIC conta uma programação especial. Para animar ainda mais a criançada, o mascote do Cine Miau, DJ Miau, visita o TIC, seu festival “irmão”, já que ambos – TIC e Cine Miau – são “crias” de Osiel Gomes e Emídio Sanderson, diretores da Invento Produções. O evento contará também com uma Feira de Troca de Livros e Brinquedos e uma Oficina de Brinquedos Reciclados com Simone Barreto.
Festival TIC
O 11º TIC teve início no dia 06 de agosto em Fortaleza e já levou a sua programação para os municípios de Caucaia, São Gonçalo do Amarante e Morada Nova. Depois de Itapipoca, o festival segue para o município de Maracanaú, com atividades até o dia 03 de setembro.
Carbono Zero
O TIC levanta a bandeira em defesa do Meio Ambiente. Ao longo da realização do festival, a emissão de gases de efeito estufa será calculada e neutralizada com a plantação de mudas de árvores nativas em áreas de reflorestamento no Ceará.
Apresentado pelo Ministério do Turismo, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 11º TIC é uma realização do Ministério do Turismo/Secretaria Especial da Cultura e Invento Produções Culturais. Patrocínio: DASS, DSM, Coopershoes, Marisol, Rubberloss, Tuboarte e Freitas Varejo. Apoio institucional: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult) / Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Apoio: Secretaria de Educação de Fortaleza, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura de Morada Nova, Secretaria de Educação de Caucaia, Secretaria de Educação de São Gonçalo do Amarante, Secretaria de Educação de Itapipoca, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Turismo de Maracanaú, Instituto Dragão do Mar, Theatro José de Alencar, Porto Dragão e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Parceria: Instituto Seara e BG Soluções. Produção: D’Grau Produções. Agradecimento: Enel.