O novo Aeroporto Regional de Sobral foi entregue pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra), na sexta-feira (1°). O empreendimento, localizado a cerca de 25 km da sede do município, tem capacidade para receber aeronaves de porte médio.
Participaram da inauguração o governador Camilo Santana; a vice-governadora Izolda Cela; o prefeito de Sobral, Ivo Gomes; o titular da Seinfra, Lucio Gomes; o ex-governador do Ceará e ex-Ministro da Fazenda, Ciro Gomes; e outras autoridades, entre prefeitos de cidades vizinhas, deputados cearenses, lideranças locais e representantes do setor produtivo.
O Estado do Ceará investiu R$ 70 milhões para construir e equipar o Aeroporto, além de oportunizar melhorias viárias para o acesso. Iniciativa que eleva a um novo patamar econômico uma região com mais de 800 mil habitantes – somando o quantitativo populacional do Sertão de Sobral e do Litoral Norte.
“A região já merecia um bom aeroporto que pudesse ter voos comerciais. Entregamos hoje este belo equipamento dentro do padrão exigido pela Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]. Já solicitamos a regulamentação e temos conversado com companhias aéreas nacionais para criar voo comercial para cá, como criamos para Jericoacoara e Aracati. Este equipamento traz desenvolvimento e oportunidades. Esse é o papel do Estado”, afirmou o governador Camilo Santana.
“Esta obra é um exemplo daquelas ações que muito nos desafiam, que são obras estruturantes, que têm serventia no presente, mas também pavimentam a estrada para o futuro. Muitas coisas para o crescimento só podem acontecer, como crescimento econômico, quando as condições existem. O aeroporto para nós e para nossa região tem um valor muito grande”, reforçou a vice-governadora Izolda Cela.
O novo Aeroporto homenageia Luciano de Arruda Coelho, advogado, intelectual e um dos entusiastas da criação da Fundação Universidade Vale do Acaraú, que posteriormente foi transformada em universidade estadual.
“Uma obra acalentada pelo povo de Sobral há muito tempo. O aeroporto é uma porta para o futuro que não está distante. Muitas coisas e desejos de empreendimentos eram impedidos de se instalarem aqui pela falta de aeroporto [do porte]”, pontuou Ivo Gomes, abraçando os familiares do homenageado.
O acesso ao empreendimento ficou mais fácil com a construção da CE-555, que homenageia a educadora sobralense Maria José Santos Ferreira Gomes, que se dedicou também às obras sociais. A estrada, de 2,7 km, liga o aeroporto à CE-178, na altura do acesso ao distrito de Patriarca.
Operação
A entrega marca um novo momento para o Aeroporto, que deve receber vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que faz parte do processo de homologação para operação de voos comerciais. Simultaneamente, o Estado iniciará a transição na administração do equipamento, passando da Seinfra, responsável pela implantação, para a Superintendência de Obras Públicas (SOP), que é a administradora dos aeroportos estaduais.